Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2002 - 09h47

Vírus PWS-Tenbot se espalha por chat e rouba senhas

Publicidade

da Folha Online

Roubar senhas. Esse é o objetivo da nova praga virtual batizada de PWS-Tenbot. Trata-se de um cavalo de Tróia de origem desconhecida que tenta obter senhas armazenadas no Windows, RAS e Webmoney e atua como um servidor de proxy, segundo a empresa de antivírus McAfee.

O Tenbot não se instala no sistema, como a grande maioria dos vírus de computador, mas cria cópias de seus códigos ou então se configura para ser carregado na inicialização da máquina.

Quando executado, o vírus procura uma conexão ativa de internet, tentando acessar o site www.google.com. Se encontrar essa conexão, o cavalo de Tróia irá conectar-se a um canal de chat (IRC) e aguardar por comandos -que incluem download de arquivos, atribuição a um canal de chat (IRC) e envio de mensagens.

Apesar de suas atuações no sistema, o Tenbot não se espalha automaticamente, sendo necessária sua execução manual. Os canais de distribuição do cavalo de Tróia incluem chats, redes P2P, entre outros. Para instalar o vírus, a vítima tem que ser enganada, acreditando ser ele um arquivo comum.

O PWS-Tenbot é considerado, no momento, de baixo risco devido ao pequeno número de reportes recebidos no Brasil e no mundo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página