Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2003 - 15h33

Rede mundial de computadores comemora seu 20º aniversário

da Folha Online

A internet comemorou ontem seu 20º aniversário. Em 1º de janeiro de 1983, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), rede de dados do Departamento de Defesa dos EUA, fez sua migração para o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

A tecnologia permitiu que milhões de computadores pudessem se conectar entre si e substituiu a chamada NCP (Network Control Protocol), que restringia a mil o número de máquinas que podiam ser ligados em rede. O TCP/IP foi criado por Vinton Cerf e Robert Kahn.

"A data de origem mais lógica para a criação da internet é 1º de janeiro de 1983, quando a Arpanet oficialmente migrou do protocolo NCP para o atual TCP/IP", disse Bob Braden, um dos pioneiros da internet, na lista de e-mails da Internet Engineering Task Force.

Segundo ele, seis meses depois a Arpanet foi dividida em duas redes --a Arpanet e a Milnet (rede militar)--, ambas conectadas por gateways. "Ainda deve haver camisetas por aí com os dizeres: 'Eu sobrevivi à transição para o TCP/IP'", brincou o especialista.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página