Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2003 - 16h07

Antigo rival da Microsoft criou concurso para hackear o Xbox

da Folha Online

Michael Robertson, ex-empresário e agora presidente-executivo do grupo de software Lindows, é o criador do concurso que oferece na internet US$ 200 mil ao hacker que conseguir invadir o videogame Xbox, da Microsoft, e fazê-lo funcionar com o sistema operacional Linux.

Em entrevista ao site norte-americano News.com, Robertson admitiu ser o doador secreto da quantia. Ele é um antigo rival da Microsoft e agora é concorrente de Bill Gates, à frente de uma empresa de sistemas operacionais.

A identidade dele foi revelada inicialmente na página SourceForge, um site no qual criadores de software se congregam para trocar informações sobre o desenvolvimento de projetos de software de fonte aberta.

Robertson lançou o concurso na internet anonimamente em julho do ano passado. Recentemente ele prorrogou o prazo, porque ninguém conseguiu uma vitória completa no desafio até agora.

Windows vs. Linux
Os criadores do Linux há muito alegam que esse sistema operacional, distribuído gratuitamente e modificado por grupos em geral independentes de entusiastas da programação, é um passo importante para o futuro desenvolvimento dos sistemas de computação.

Eles alegam que o domínio de mercado do Windows, que é o sistema operacional de mais de 90% dos PCs em todo o mundo, dá à Microsoft e a um pequeno número de seus parceiros de negócios controle desleal e anticompetitivo sobre o projeto do crescente número de aparelhos que dispõem de capacidade de computação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página