Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2003 - 17h02

Vírus Lirva chega por e-mail, ICQ ou Kazaa e desativa antivírus

Publicidade

da Folha Online

Um novo vírus de origem desconhecida cerca o usuário de todas as maneiras para tentar se espalhar. A praga batizada de W32/Lirva.b se dissemina por e-mail, ICQ, IRC (ambos softs de bate-papo) e Kazaa.

Além disso, segundo a empresa de antivírus McAfee, a praga contém um código para roubar senhas e tenta interromper processos que estejam carregados no sistema, como programas de segurança --firewalls e antivírus.

Durante o processo de propagação em massa --via e-mail--, o Lirva utiliza o Outlook para localizar endereços de contatos na pasta de itens enviados, bem como na caixa de entrada.

Quando entregue por e-mail, o vírus vem em uma mensagem cujo assunto é escolhido aleatoriamente. Entre seus títulos estão textos como: "Fw: Avril Lavigne - the best", "Fw: Prohibited customers...", "Fwd: Re: Admission procedure" e "Re: Reply on account for IIS-Security".

O mesmo acontece com o arquivo anexo, que também traz nomes que nada querem dizer.

Via ICQ
Quando a praga explora o ICQ, ela tenta se enviar a todos os contatos da lista do usuário, utilizando nomes de arquivos também aleatórios --iguais aos que chegam por e-mail.

mIRC
Quanto ao mIRC, o Lirva tenta se enviar a todos os usuários conectados ao mesmo canal do usuário infectado.

Vírus? Defenda-se deles com Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página