Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2003 - 17h08

Justiça condena plágio de home page pela primeira vez no Brasil

da Folha Online

A Justiça brasileira fez sua primeira condenação por plágio de home page ao aceitar a acusação feita pela Mandic BBS de que sua concorrente Intervale Serviços Interativos teria copiado o design de seu site, bem como usado os mesmos códigos HTML (HyperText Markup Language) de seu endereço eletrônico.

Segundo a assessoria de imprensa do advogado responsável pela defesa da Mandic (www.mandic.com.br), Ricardo Peake Braga, especialista em direito de internet, a provedora encomendou à empresa Tesla Tecnologia um software para a criação de seu site de prestação de serviços a usuários, pelo qual pagou R$ 60 mil.

A Intervale (www.intervale.com.br), por sua vez, teria colocado no ar um site praticamente idêntico, com o mesmo sistema, sem que tivesse adquirido o software. Além disso, a perícia judicial apontou que os códigos HTML de seu endereço eram quase todos reproduzidos da Mandic.

De acordo com a sentença que condenou a Intervale numa votação unânime da Terceira Câmara de Direito Privado do Estado de São Paulo, o que torna um sistema único não é a sua função ou finalidade, mas a forma pela qual ela pode ser utilizada.

Assim, foi considerado que a Intervale violou o direito autoral da Mandic por cópia de aparência ("look and feel"), diagramação visual, figuras e textos, além de violar seu direito de uso exclusivo do software.

A Folha Online recebeu cópias das duas home pages e constatou que são realmente muito parecidas, com o mesmo desenho --barras e disposição do texto.

Há dois dias, nossa equipe vem tentando contato com a Intervale, mas não obteve êxito. Os telefones que constam no site atual da empresa não mais lhe pertencem. E os e-mails para contato divulgados no site também não existem mais.

Ao visitar o site da Intervale Informática (nome fantasia), também percebemos que ele já não traz mais o layout da home page "condenada", assim como o da Mandic, que também está de cara nova.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página