Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 16h03

Microsoft e Sun apresentam plano de inclusão do Java no Windows

da Reuters, em Washington (EUA)

Depois de um final de semana de negociações, a Microsoft e a Sun Microsystems apresentaram ao juiz J. Frederick Motz o plano que delineia de que maneira a gigante do software cumprirá a ordem judicial de incluir a linguagem de programação Java, da Sun, no Windows no prazo de 120 dias.

"As duas partes trabalharam juntas por dois dias e definiram uma linguagem que atende à orientação do tribunal", disse Jim Desler, porta-voz da Microsoft. "Ele (Motz) indicou que colocará o plano em vigor rapidamente", disse Lisa Poulson, porta-voz da Sun.

Nem Poulson, nem Desler vão comentar sobre os detalhes do plano antes que ele seja formalmente promulgado pelo juiz.

O caso não acabou
Desler disse que a Microsoft apelará contra a decisão de Motz no tribunal de apelações de Richmond tão logo a proposta seja publicada.

Um processo antitruste apresentado pela Sun acusa a Microsoft de tentar sabotar sua linguagem de programação Java, que pode ser utilizada com uma ampla variedade de sistemas operacionais, e não só com o Windows.

Em uma decisão anunciada em 23 de dezembro, Motz concluiu que a Sun tinha chance de ganhar seu processo contra a Microsoft e anunciou uma ordem preliminar que força a Microsoft a incluir o Java em seu sistema operacional Windows.

O juiz ordenou que as duas partes negociassem quanto aos detalhes da aplicação da ordem, mas elas não chegaram a acordo.

A Sun afirmou ao juiz que a Microsoft queria prazo de um ano antes de incluir o Java no Windows. A Microsoft disse ao juiz que introduzir a linguagem não era uma operação simples e que uma mudança súbita no sistema operacional poderia prejudicar os grandes usuários corporativos.

Depois de ouvir as duas partes em audiência na semana passada, Motz definiu um prazo de 120 dias para que o Windows seja distribuído com o Java.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página