Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2003 - 15h14

Presidente da Riaa diz que vai deixar o cargo no final de 2003

da Folha Online

A presidente da Riaa (Associação das Gravadoras dos Estados Unidos), Hilary Rosen, disse que vai deixar o cargo de chefe da organização no final de 2003, depois de cinco anos de lutas.

Antes uma pequena e pouco conhecida organização de comércio, a Riaa tornou-se muito conhecida por toda a sua luta contra a pirataria on-line e os processos que moveu e vem movendo contra os serviços de troca de arquivos pela internet --a Riaa foi uma das grandes responsáveis pelo fechamento do Napster.

Desde 1998, Hilary comanda as ações da Riaa, que vem enfrentando diversas disputas em meio à conturbada indústria da música, e disse que quer de dedicar mais a sua família.

"Esta foi uma decisão muito difícil, mas tenho certeza de que é o melhor para a minha família", disse a presidente em comunicado. "Apesar disso, esse é um momento crítico e terei muito trabalho nos próximos meses. Continuamos enfrentando altos níveis de pirataria on-line."

Durante os últimos anos, Hilary foi foco de muitas críticas e reclamações. Foi considerada a grande inimiga da tecnologia, uma imagem que ela vem tentando --sem sucesso-- desfazer, dizendo que não se opõe às tecnologias de P2P (peer-to-peer), mas ao seu uso para a distribuição de músicas sem permissão.

Contudo, ela --ou as estratégias do grupo que ela coordena-- teve um impacto significativo no rumo das tecnologias de internet.

Sua luta contra o Napster acabou com a comunidade de mais rápido crescimento na história da internet.

"Hilary Rosen foi uma tremenda advogada da indústria da música", disse David Munns, diretor da EMI Recorded Music nos EUA. "Foi incrivelmente eficiente ao aumentar a preocupação sobre a real importância e impacto que a música tem em nossas vidas, cultura e economia."

Segundo o grupo, no decorrer do ano será feita uma pesquisa entre seus membros para decidir a substituição de Hilary. Cary Sherman vai manter seu atual cargo de presidente da organização.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página