Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2003 - 13h55

Disco rígido usado conserva arquivos supostamente apagados

da Folha de S.Paulo

Então você pensa que apagou todos os seus arquivos pessoais daquele PC velho de que se livrou? Dois estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sugerem que você pense outra vez no assunto.

Ao longo de dois anos, Simson Garfinkel e Abhi Shelat compraram 158 discos rígidos usados em lojas de informática e na internet. Dos 129 discos que funcionaram, 69 ainda traziam arquivos recuperáveis e 49 continham "informações pessoais significativas" -correspondência médica e amorosa, pornografia e os números de 5.000 cartões de crédito.

Nos EUA, cerca de 150 mil discos rígidos foram "aposentados" em 2002, segundo a empresa Gartner Dataquest. Muitos vão para o lixo, mas muitos também podem voltar ao mercado.

Em sistemas operacionais como o Windows, apagar um documento ou esvaziar a lixeira do sistema não elimina arquivos.

Reformatar (apagar totalmente) o disco também pode não ser suficiente: 51 dos discos examinados pelo MIT tinham sido reformatados, mas 19 ainda continham informações recuperáveis.

A única maneira de limpar um disco é cobrir o espaço vazio com novos arquivos ou usar programas especiais. Mas poucas pessoas fazem isso. Muitos usuários simplesmente guardam seus discos velhos ou os arrebentam a marteladas.

A maior parte dos discos obtidos pelo MIT vinha de empresas que aparentemente acreditavam ter limpado os dados gravados.
Garfinkel aprendeu a lição num episódio pessoal: quando se matriculou no MIT, nos anos 80, esqueceu-se de limpar um disco rígido antes de devolver um micro a seu pai, que conseguiu ler seu diário de estudante.

Remoção efetiva exige triturador

Para remover permanentemente arquivos de um disco rígido, é preciso sobregravá-los, ou seja, preencher com outras informações o espaço que ocupam. A melhor maneira de fazer isso é empregar programas especiais -os trituradores de arquivos.

Eles oferecem dois recursos: a destruição direta de arquivos e a limpeza de espaço vazio (free space wipe). A utilidade da primeira função é óbvia, mas a segunda demanda explicação.

Após alguns meses de operação sem um triturador, um PC comum pode ter centenas ou milhares de arquivos supostamente apagados ainda presentes no disco rígido. A limpeza de espaço vazio serve para varrer do mapa esse conteúdo oculto, que foi gerado antes da instalação do triturador ou por meio da exclusão de arquivos da Lixeira do Windows.

O triturador mais confiável e fácil de usar é o Eraser 5.3, que pode ser copiado gratuitamente em www.tolvanen.com/eraser/download (750 KB) e oferece os dois tipos de apagamento.

Tenha atenção ao manejar o programa: não triture arquivos que ainda possam ter utilidade, pois eles serão destruídos permanentemente.

A limpeza de espaço vazio é segura, mas, se o seu PC é lento ou apresenta problemas de funcionamento, tome uma precaução adicional: copie os seus arquivos mais importantes para outro disco rígido (ou para CDs graváveis) antes de ativar o triturador. Como a limpeza força o disco rígido, pode causar falhas de hardware em peças com defeito.

Saiba usar o triturador de arquivos

1. Clique em Edit, Preferences e Erasing e observe os níveis de segurança. Quanto mais etapas de tritutação (Passes), maior a eficácia. Se você tem um PC lento, escolha a opção 2 (US DoD com 7 etapas). Se você vai se desfazer do micro ou do disco, clique em Unused Disk Space e selecione a opção 3 (US DoD com 3 etapas). Clique em OK

2. Clique em File e New Task. Para destruir um arquivo, selecione File, clique no botão quadrado com três reticências e aponte o documento que será eliminado. Para limpar o espaço vazio do disco rígido, selecione Unused space on drive e indique o seu disco (geralmente C). Clique em OK.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página