Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2003 - 14h01

Saiba para que serve o software WinRar

J.A. RAMALHO
da Folha de S.Paulo

Pergunta: "Recebo e-mails com arquivos com a extensão .rar ou .rxx, em que o "xx" significa números sequenciais. É seguro abri-los?"
(Leonardo Luchesi)

Resposta: O arquivo Rar e os demais são gerados pelo programa WinRar. Ele funciona de forma parecida ao programa WinZip, ou seja, ele compacta e descompacta arquivos.

A principal diferença entre os dois programas é a habilidade que o WinRar tem de dividir grandes arquivos em várias partes, facilitando o download de arquivos grandes. Ele é usado para distribuir arquivos de vídeo e de áudio.

Para descompactar ou restaurar um arquivo dividido no seu formato original, instale o WinRar (www.rarlab.com) em seu micro.

Se encontrar um grupo de arquivos .rar na rede e quiser usá-los, faça o download dos pedaços e salve-os em uma mesma pasta.
O WinRar usa um arquivo com a extensão .rar como arquivo principal e diversos outros com a extensão .rxx. Nesse caso, xx é um número que começa com 00 (primeiro arquivo), 01 é o segundo e assim por diante.

Se você encontrar o arquivo teste.rxx, dividido em 15 partes, verá que o arquivo teste.rar é uma sequência que vai do teste.r00 ao teste.r14.

Com o WinRar instalado, basta dar um duplo clique no principal (com a extensão .rar) para descompactar todos os arquivos.
Do total de arquivos gerados pelo soft, todos os .rxx têm o mesmo tamanho, menos o último.

Se o arquivo for dividido em mais de cem partes, os cem primeiros terão a extensão .sxx, e os seguintes, .txx. Cuide para não infringir a legislação de direitos autorais ao baixar filmes comerciais.

Especial
  • Tire suas dúvidas em Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página