Publicidade
Publicidade
30/01/2003
-
10h09
O mercado brasileiro de banda larga cresceu 112% em 2002, quando comparado ao ano anterior, totalizando 695 mil assinantes. Segundo um estudo da IDC Brasil, o segmento faturou US$ 130 milhões no período.
De acordo com João Bustamante, analista da IDC responsável pelo estudo, a alta do setor se deu independentemente do crescimento do mercado de telecomunicações ter sido comprometido por aspectos políticos e econômicos no ano passado.
O estudo revelou que o usuário residencial não se preocupa com a questão tecnológica por trás do provimento da conexão rápida. Sua principal preocupação a liberação da linha telefônica para voz associada a um acesso mais veloz à internet.
Por isso, o crescimento foi constatado tanto nas contas de ADSL quanto cable modem, satélite e outros formatos.
Segundo a IDC, em 2006 a quantidade de assinantes de banda larga em nosso país será de 3,8 milhões.
Alto custo
O alto custo ainda pode ser considerado um dos grandes inibidores para o crescimento do mercado de banda larga. A grande massa de usuários brasileiros da web está disposta a gastar uma quantia próxima a R$ 50 --incluindo provedor de acesso e internet, um valor bem inferior ao oferecido atualmente, que muitas vezes ultrapassa a faixa dos R$ 100, dependendo da tecnologia adotada.
Corporativo
A adesão do mercado corporativo ainda conta com uma baixa representatividade, 10% do total, pois alguns aspectos como alta disponibilidade, garantia na velocidade de conexão e segurança, não são reconhecidos nos atuais serviços de banda larga oferecidos, explica Bustamante.
Além disso, muitas corporações têm como prioridade resolver seus problemas com comunicação de voz para num segundo momento avaliar o acesso à internet.
Banda larga cresce 112% no Brasil em 2002 e fatura US$ 130 mi
da Folha OnlineO mercado brasileiro de banda larga cresceu 112% em 2002, quando comparado ao ano anterior, totalizando 695 mil assinantes. Segundo um estudo da IDC Brasil, o segmento faturou US$ 130 milhões no período.
De acordo com João Bustamante, analista da IDC responsável pelo estudo, a alta do setor se deu independentemente do crescimento do mercado de telecomunicações ter sido comprometido por aspectos políticos e econômicos no ano passado.
O estudo revelou que o usuário residencial não se preocupa com a questão tecnológica por trás do provimento da conexão rápida. Sua principal preocupação a liberação da linha telefônica para voz associada a um acesso mais veloz à internet.
Por isso, o crescimento foi constatado tanto nas contas de ADSL quanto cable modem, satélite e outros formatos.
Segundo a IDC, em 2006 a quantidade de assinantes de banda larga em nosso país será de 3,8 milhões.
Alto custo
O alto custo ainda pode ser considerado um dos grandes inibidores para o crescimento do mercado de banda larga. A grande massa de usuários brasileiros da web está disposta a gastar uma quantia próxima a R$ 50 --incluindo provedor de acesso e internet, um valor bem inferior ao oferecido atualmente, que muitas vezes ultrapassa a faixa dos R$ 100, dependendo da tecnologia adotada.
Corporativo
A adesão do mercado corporativo ainda conta com uma baixa representatividade, 10% do total, pois alguns aspectos como alta disponibilidade, garantia na velocidade de conexão e segurança, não são reconhecidos nos atuais serviços de banda larga oferecidos, explica Bustamante.
Além disso, muitas corporações têm como prioridade resolver seus problemas com comunicação de voz para num segundo momento avaliar o acesso à internet.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas