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31/01/2003
-
11h02
O computador campeão mundial de xadrez Deep Junior aproveitou-se de um erro do enxadrista Garry Kasparov e venceu a terceira partida do desafio de US$ 1 milhão. Agora a competição está empatada: Kasparov venceu o primeiro jogo e a segunda partida acabou empatada.
Jogando com as peças brancas, Kasparov errou ao mover uma de suas torres --o 32º movimento da partida--, permitindo que a máquina vencesse o jogo.
"Por todo o seu conhecimento, ficou evidente que o erro ridículo aconteceu por causa da pressão", disse o master em xadrez Maurice Ashley. "Deixa claro que o melhor jogador de todos os tempos é humano."
Kasparov ficou muito irritado ao perceber a bobeira. Nervoso, o jogador número um do mundo olhou para o alto enquanto Deep Junior fazia o movimento que o levaria à vitória. O jogo levou 45 minutos.
Os criadores israelenses do software jogador de xadrez ficaram muito animados com a vitória. "Por trás disso há muito esforço e esse é o reflexo de tudo o que fizemos", disse o programador Shay Bushinsky, que juntamente com Amir Ban, levou dez anos para desenvolver o programa.
O quarto jogo entre Kasparov e Deep Junior está marcado para o próximo domingo (2)
As partidas do desafio estão sendo mostradas ao vivo nos sites www.x3dworld.com e www.chessbase.com.
Kasparov erra e máquina vence a 3ª partida do desafio de xadrez
da Folha OnlineO computador campeão mundial de xadrez Deep Junior aproveitou-se de um erro do enxadrista Garry Kasparov e venceu a terceira partida do desafio de US$ 1 milhão. Agora a competição está empatada: Kasparov venceu o primeiro jogo e a segunda partida acabou empatada.
Jogando com as peças brancas, Kasparov errou ao mover uma de suas torres --o 32º movimento da partida--, permitindo que a máquina vencesse o jogo.
"Por todo o seu conhecimento, ficou evidente que o erro ridículo aconteceu por causa da pressão", disse o master em xadrez Maurice Ashley. "Deixa claro que o melhor jogador de todos os tempos é humano."
Kasparov ficou muito irritado ao perceber a bobeira. Nervoso, o jogador número um do mundo olhou para o alto enquanto Deep Junior fazia o movimento que o levaria à vitória. O jogo levou 45 minutos.
Os criadores israelenses do software jogador de xadrez ficaram muito animados com a vitória. "Por trás disso há muito esforço e esse é o reflexo de tudo o que fizemos", disse o programador Shay Bushinsky, que juntamente com Amir Ban, levou dez anos para desenvolver o programa.
O quarto jogo entre Kasparov e Deep Junior está marcado para o próximo domingo (2)
As partidas do desafio estão sendo mostradas ao vivo nos sites www.x3dworld.com e www.chessbase.com.
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