Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2003 - 16h35

Vírus Avril liderou o ranking de infecções em janeiro

da Folha Online

O vírus Avril (também conhecido como Lirva) e sua variante --Avril-A-- lideraram o ranking de infecções em janeiro de 2003, representando quase 30% de todas as contaminações detectadas pela empresa de antivírus Sophos.

As pragas que fazem referência à cantora pop Avril Lavigne, cuja música Complicated está fazendo sucesso nas principais rádios do Brasil, ficaram com as duas primeiras posições do ranking. Além delas, uma variante do Yaha e o vírus Sobig apareceram pela primeira vez na lista dos dez mais ativos do mês.

"O ano de 2002 acabou com uns poucos vírus persistentes na lista dos mais ativos", disse Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos. "Já o ponta-pé inicial em 2003 foi dado por outro tipo de ataque: o criado de vírus Simon Valler foi sentenciado a dois anos de prisão".

"Também este mês vimos a chegada do Slammer, que explora uma vulnerabilidade de seis meses. A praga acabou reforçando a necessidade dos administradores atualizarem constantemente seus sistemas", concluiu Cluley.

Entre os "top 10" de janeiro também figuraram pragas como Klez (3), Sobig (4), Yaha (5) e Bugbear(6).

A Sophos detectou 521 novos vírus em janeiro. Atualmente, a companhia oferece proteção para 79.538 pragas virtuais.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página