Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2000 - 11h54

"Linux" tenta atrair usuário doméstico

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A LinuxWorld, feira sobre produtos para o sistema operacional "Linux", realizada na semana passada em San José (Califórnia), foi marcada pela tentativa de atrair o consumidor doméstico.

Esse sistema, criado pelo finlandês Linus Torvalds, nasceu gratuito e vem atraindo centenas de empresas que estão desenvolvendo produtos sem fio para uso em casa com acesso à rede, como pranchetas para pendurar na geladeira.

Micros de mão mais baratos, novo formato para reprodução de áudio na Internet e jogos foram as estrelas. O evento também serviu para discutir as tendências do sistema que concorre hoje diretamente com o líder mundial "Windows", da Microsoft.

A feira deste ano foi considerada de porte semelhante ao da Comdex, a feira de tecnologia mais importante dos EUA.

Interface
O grande anúncio do primeiro dia da exposição, na quarta-feira, 16, ficou por conta do ambiente "Gnome". Essa interface (forma de apresentação das telas de um programa) deverá se tornar padrão para todos os programas que usam o sistema "Unix" e facilitar o uso do "Linux".

Empresas como a Hewlett-Packard e a Sun Microsystems anunciaram que vão aderir a essa interface.

O programa "Gnome", que é gratuito e foi desenvolvido por uma equipe de 500 pessoas, funciona em todas as versões do "Linux" e sistemas operacionais para máquinas com "Unix".

A idéia do "Gnome" é unificar a apresentação dos programas para "Linux" e "Unix" e produtos como o pacote de aplicações "Star- Office", da Sun.
Michael Dell, presidente da Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, abriu o congresso dizendo que sua empresa quer abraçar o mundo "Linux".

Na seção de produtos, o destaque ficou para um micro de mão com sistema "Linux". O Agenda VR3 tem processador de 66 MHz, 8 Mbytes de memória RAM e 2 Mbytes de memória flash.

Os preços são convidativos e começam em US$ 149. O aparelho pode fazer sucesso no mercado, uma vez que os micros de mão mais em conta de empresas concorrentes, como Palm e Handspring, vêm com 2 Mbytes de memória e custam o mesmo preço.

O produto estará disponível para venda nos EUA a partir de outubro e deverá ser uma das coqueluches da Comdex 2000, que acontece em novembro, em Las Vegas.

Na área de entretenimento, chamou atenção o simulador de vôos "FlightGear". A versão de testes funciona em um micro com chip Celeron de 400 MHz ou equivalente e placa de vídeo 3D de 8 Mbytes. Por enquanto, o jogo simula somente o Cessna. Detalhe interessante: o programa será gratuito e estará no site www.flightgear.org.

O evento mostrou ainda um novo formato de música, o Ogg Vobis, semelhante ao MP3, porém com arquivos menores. É um projeto financiado pela iCast e pode oferecer tecnologia de áudio em 3D (que dá a impressão de preencher o ambiente). No site www.vorbis.com, dá para ter uma idéia da qualidade do som.

A feira também destacou produtos para uso em corporações. O "Mission Critical Linux" serve para controlar conexões em redes e permite que uma das máquinas possa reiniciar outra máquina sem que o sistema caia.

Clique aqui para ler mais sobre a Comdex SP na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página