Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2003 - 14h51

Computador força Kasparov a empatar quinta partida de xadrez

da Folha Online

Em uma demonstração de capacidade virtual, o computador Deep Junior sacrificou um de seus bispos logo no início do quinto --e penúltimo-- jogo contra o enxadrista Garry Kasparov. Com isso, ele obrigou Kasparov a empatar a partida apenas nove movimentos mais tarde.

Agora, a série está empatada em dois e meio pontos, e o resultado final será decidido no último jogo, que acontece amanhã. Cada um dos lados ganhou uma partida, e houve três empates. Vitórias valem um ponto e empates meio ponto.

Jogando com as peças brancas, Kasparov, foi pego de surpresa por Deep Junior.

O russo número um do mundo e Deep Junior abriram a partida de maneira relativamente discreta. Mas no décimo lance do computador, a máquina sacrificou um bispo em uma troca por um peão, em uma manobra considerada muito audaciosa pelos especialistas que assistiam ao jogo no New York Athletic Club.

O rei de Kasparov teve de se movimentar diversas vezes para escapar aos ataques e, em postura defensiva, o antigo campeão mundial decidiu adotar um curso menos arriscado, que resultou em uma posição ser repetida três vezes, o que gera um empate, segundo as regras do xadrez. Só 19 lances haviam sido realizados durante os 90 minutos da partida.

Os programadores israelenses do Deep Junior, um programa capaz de calcular três milhões de posições possíveis por segundo, disseram que a análise por computador demonstrara que Kasparov fez a escolha correta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página