Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2003 - 19h28

FBI procura hacker que tentou roubar dados de usuários do eBay

da Folha Online

Um hacker teria usado a rede de computadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para roubar informações pessoais e dados financeiros de usuários do site de leilões eBay, segundo oficiais federais.

Chris Swecker, chefe do FBI no Estado da Carolina do Norte, disse que recebeu reclamações de usuários do eBay, que alegaram ter recebido e-mails fraudulentos, supostamente enviados pelo site de leilões, durante a semana passada.

Essas mensagens eletrônicas diziam ao destinatário que suas contas estavam suspensas até que alguns dados pessoais fossem confirmados --incluindo número de cartão de crédito e nome de solteiro. Para isso, teriam que acessar um link para uma página de internet que aparentemente pertencia à universidade.

De acordo com a porta-voz da Universidade da Carolina do Norte, Karin Steinbrenner, o hacker usou o sistema da universidade por pelo menos duas horas até que os administradores da rede a desligassem.

Ao que parece, o pirata não é estudante ou funcionário da universidade, de acordo com Karin e o oficial do FBI Swecker.

Segundo representantes do eBay, o site de leilões tem notado um aumento desse tipo de fraude desde o início de 2002. Kevin Pursglove, porta-voz do eBay, disse que "tão rápido quanto as fraudes surgem, elas desaparecem".

Hoje pela manhã, a página ligada ao falso e-mail já havia desaparecido e foi substituída por um site registrado por uma moradora do Estado da Pensilvânia, que disse já ter sido vítima desse tipo de fraude, quando os ladrões lhe roubaram dinheiro da conta bancária.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página