Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2003 - 15h35

Apesar das férias, acesso residencial à web sobe 0,7% em janeiro

da Folha Online

O número de usuários residenciais de internet no Brasil cresceu 0,7% em janeiro de 2003, atingindo 7,5 milhões de pessoas, segundo o Ibope eRatings. O comportamento é atípico se comparado a países europeus e norte-americanos, já que normalmente o uso da web cai um pouco durante as férias escolares, avalia o instituto de pesquisas.

Segundo Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de análise do instituto, outro dado que confirma a crescente importância da web nos domicílios nacionais é que o número de horas navegadas também cresceu, alcançando, em média, 11 horas e dez minutos no mês, um aumento de 7,5% em relação a dezembro.

"É a primeira vez, desde que o Ibope eRatings começou a operar no Brasil, em setembro de 2000, que ultrapassamos 11 horas de navegação por mês. Esse resultado nos coloca acima dos países europeus, inclusive da Suécia, em termos de tempo de uso da internet em casa", destaca Coutinho.

Em janeiro, os brasileiros só foram superados pelos internautas dos EUA e Japão em termos de uso da rede.

Em alta

Embora o aumento do uso da internet tenha sido generalizado em janeiro, algumas categorias registraram um crescimento relativamente maior do que outras.

Os sites de "carreira e empregos", por exemplo, foram visitados por 1,4 milhão de internautas, 18,8% do total de usuários ativos, contra 794 mil internautas em dezembro de 2002.

"Esse aumento mostra não só que a Internet já se firmou como um dos principais, senão o principal canal para a busca de empregos qualificados, como também confirma a idéia de que, ao contrário do senso comum, o início do ano costuma ser uma época relativamente aquecida para o setor de recursos humanos", observa Coutinho.

Segundo o Ibope eRatings, nos sites de carreira e empregos, cerca de 40% dos visitantes possuem curso superior completo ou pós-graduação.

Outra categoria que apresentou crescimento significativo foi a de notícias e informações. Os sites dessa categoria foram visitados por 3,2 milhões de internautas, 13% a mais do que em dezembro.

"É também uma evolução significativa, principalmente se considerarmos que o esperado em uma época de férias seria as pessoas se 'desligarem' um pouco dos eventos correntes", afirma Coutinho. "No geral, estes são indicadores de que a internet no Brasil vai se firmando cada vez mais como um importante canal de serviços e mídia para os integrantes das classes A e B", conclui.

Ranking de propriedades

O ranking de propriedades divulgado pelo Ibope eRatings não sofreu nenhuma alteração em relação ao mês de dezembro, a não ser a aparição do CJB Management, que passou da 11ª para a décima posição de um mês para o outro.

Os primeiros colocados foram o UOL, com 5.19 milhões de pageviews, seguido por IG (4,72 milhões), Globo.com (4,4 milhões), Terra Lycos (3,79 milhões) e Yahoo (3,7 milhões).

Da sexta à nona posição apareceram, nesta ordem, o MSN, AOL Time Warner, Google e Microsoft.

Ranking de domínios

No ranking de propriedades, a única troca de posições aconteceu entre o nono e décimo colocados. O passport.com, que ocupava a nona posição em dezembro cedeu lugar ao microsoft.com, em décimo lugar no último mês de 2002.

Os primeiros lugares do ranking foram ocupados por uol.com.br, ig.com.br, globo.com, terra.com.br e yahoo.com.br. Atrás aparecem bol.com.br, kit.net e msn.com.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página