Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2003 - 10h06

Nova versão do KaZaA cria busca exclusiva de arquivos caseiros

da Folha de S.Paulo

O KaZaA ganhou nova versão. A principal novidade do KaZaA 2.1 (4,6 MB em www.kazaa.com) deve agradar os integrantes do Re:Combo: ela permite que arquivos feitos pelo usuário da máquina disponíveis para o compartilhamento sejam identificados como caseiros.

É o recurso Kreate. Ao colocar o arquivo na pasta de compartilhamento, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre o título e selecionar Edit details. Então, deve clicar na guia More e escrever, no campo Keyword, a palavra Kreate. Quando houver uma busca com o termo, o resultado trará apenas arquivos caseiros.

A mudança tem desvantagens. A marcação do arquivo caseiro é manual. Seria mais fácil se houvesse um campo clicável para a identificação do arquivo. Não há controle da marcação: em uma busca feita anteontem, o resultado trouxe uma música da banda Oingo Boingo, famosa nos anos 80, que claramente não era caseira. Além disso, há poucos arquivos identificados assim na rede. Uma busca por Kreate retornou apenas sete arquivos.

Há seis dias no ar, a nova versão já é acusada de trazer softs obscuros no pacote do download. Eles podem expor o PC a ataques.

Dois deles, o Cydoor e o SaveNow, são obrigatórios: se não forem instalados, o programa não roda. Para evitar esses problemas, o internauta pode optar pelo KaZaA Lite (1,2 MB; www.kazaalite.com, que seria livre de spyware. O soft está na versão 2.0, mas em breve deve ter uma equivalente ao novo KaZaA.

Outras opções

Popular entre os amantes de música alternativa, o SoulSeek (748 KB, em www.slsk.org) se diz livre de spywares.

Seus usuários defendem que ele retorna melhores títulos. O BearShare (1,8 MB, em www.bearshare.com) também clama dizer não aos spywares. Outro soft com público cativo é o Limewire (3,7 MB, em www.limewire.com), que também se anuncia como livre de propagandas e spyware.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página