Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2003 - 11h24

Empresa de marketing on-line compra AltaVista por US$ 140 mi

da Folha Online

A norte-americana Overture Services anunciou seus planos de comprar a empresa de ferramenta de buscas na internet AltaVista por US$ 140 milhões.

A Overture vende ordem de aparição para anunciantes em resultados de buscas. Ou seja, quanto mais pagarem, mais serão listados no index de resultados de buscas, como do AltaVista. Por sua vez, a AltaVista, cujo maior acionista é a CMGI, desenvolve uma tecnologia que vem crescendo na internet --dando aos usuários respostas às buscas que fazem na web.

De acordo com a compradora, o objetivo da transação é ampliar seu serviço comercial com a tecnologia da AltaVista. A idéia é licenciar a tecnologia para seus clientes, entre os quais estão o Yahoo, MSN e AOL Europa. Além disso, a empresa usará o domínio AltaVista.com para testar novos serviços de busca e produtos de marketing para seus anunciantes.

"Há muito tempo procurávamos uma forma de incluir a busca por algorítmos em nossos serviços", disse Ted Meisel, presidente da Overture. "Trata-se de um produto tecnologicamente sofisticado... esse era o momento certo e o produto certo." Meisel diz ainda que já estava na hora de ter essa tecnologia e agregar valor às soluções oferecidas aos parceiros da companhia.

A Overture pagará pela AltaVista em ações avaliadas em US$ 80 milhões, mais US$ 60 milhões em dinheiro, além de assumir algumas dívidas da empresa.

Segundo a Overture, as perspectivas financeiras para o primeiro trimestre de 2003 não serão alteradas em decorrência da aquisição, que deve ser concluída em abril.

O diretor da AltaVista, James Barnett, continuará no cargo, respondendo diretamente ao vice-presidente da Overture, Alex Cory, que ficará responsável pelas operações da nova divisão.

Com a compra do AltaVista, a Overture planeja ganhar com seu sistema de anúncios "Pague por clique" ao dar aos parceiros a opção de pagarem para aparecer com mais frequência nos resultados de busca da ferramenta.

Já para a AltaVista, a compra é uma espécie de "dádiva dos céus", pois desde que o boom da internet perdeu suas forças, a empresa nunca mais se recuperou. No ano passado, a companhia redesenhou seu site e lançou seu programa de cobrança por aparição para tentar amenizar os efeitos da queda na receita de publicidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página