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24/08/2000 - 10h32

Business-to-business é aposta de caciques da América Latina

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da Reuters, em São Paulo

Apostando que contatos e alianças farão uma diferença no feroz mundo da Internet, uma equipe de pesos-pesados de Wall Street e da América Latina formou uma venture para enfrentar o desafio de entrar nos negócios de business-to-business (B2B) da região.

O estreante LatinAdvisor.com quer ser o primeiro portal de entrada para companhias regionais comprarem e venderem bens na Internet e seus membros esperam que seus grandes nomes e suas agendas de endereços assegurem seu sucesso.

A ex-J.P. Morgan Violy McCausland lidera o corpo executivo que ainda tem antigos chefes economistas de bancos centrais de Brasil, Venezuela e Argentina no conselho consultor.

``Qualquer um que entrar na América Latina descobre rapidamente que sem relacionamentos profundos e duradouros, contatos e uma história com negócios, é muito difícil entrar no mercado de uma maneira efetiva'', disse o chefe-executivo do LatinAdvisor, Henry Harper, em uma entrevista na quarta-feira.

Mesmo assim, a 'chairwoman' McCausland e seus parceiros, ainda que com anos de experiência em Internet e negócios, estão pulando em uma piscina cheia de novos empreendimentos online.

O LatinAdvisor (http://www.latinadvisor.com) vai conviver com ventures apoiadas pela espanhola Telefónica e a Portugal Telecom, que também buscam um nicho no mundo de business-to-business (B2B).

Embora analistas prevejam que o B2B decole na região nos próximos anos, o mercado é pequeno e Harper reconhece que as logísticas comerciais da região ``são muito complicadas''.

Mas as fortes alianças dos membros do LatinAdvisor com importantes empresas como a fabricante mexicana de cimento Goliath Cemex ou a gigante dos refrigerantes Femsa dão à venture uma posição ``única'' de concorrência, disse Harper, ex-funcionário do Chase Securities Inc.

McCausland, agora presidente de sua própria firma em Wall Street, a Violy, Byorum and Partners LLC, fez negócios para a Cemex por 14 anos como funcionária do Morgan. Pedro Luis Duran, ex-executivo da Femsa, também está no LatinAdvisor.

Além disso, o conselho conta com o economista Delfim Netto e os ex-membros do Banco Central da Venezuela, Miguel Rodriguez, e da Argentina, Javier Gonzalez Fraga.

O LatinAdvisor tem quatro mercados virtuais especializados como construção, autopeças para substituição, químicos e plásticos e têxteis e aparelhos industriais.

Harper acredita que o LatinAdvisor é um site complementar ao Latinexus, o site de B2B da Cemex, da também mexicana Alfa e do Bradesco, que oferece manutenção, reparo e materiais para escritório, além de outros bens indiretos.

Harper não quis revelar os nomes ou o investimento por trás da venture, aparte dos US$ 6 milhões investidos no ano passado na holding.

No lado tecnológico, a LatinAdvisor é parceira da Sapient Corp. e negocia o fornecimento de plataformas de tecnologia com a Oracle Corp. e a Ariba Inc .


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