Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 13h07

Novo vírus de PC Wanor usa mensagens antiguerra como isca

da Folha Online

Um novo vírus de computador de propagação em massa explora a guerra entre os EUA e o Iraque para se disseminar pelos computadores de todo o mundo.

A praga batizada de Wanor.A se auto-envia para todos os endereços de e-mail no Outlook da máquina contaminada, além de tentar, sem sucesso, se espalhar por programas de bate-papo e compartilhamento de arquivos, como o ICQ, Kazaa e Morpheus, entre outros.

O cavalo de Tróia chega em e-mails com assuntos variados, sempre contrários à guerra, como "Say not War" e "Di no a la guerra". Quando a vítima executa o arquivo em anexo, a praga se copia para o diretório do Windows de modo a ser executada cada vez que o sistema for iniciado.

Na 20ª vez em que isso acontecer, o Wanor apagará todos os ícones do desktop da máquina da vítima.

Ganda.A

Outro vírus que explora a guerra no Iraque é o Ganda.A, descoberto na semana passada.

A praga chega por e-mail e usa mensagens que exploram os medos e a curiosidade dos civis diante da provável guerra entre os EUA e Iraque para se disseminar.

Segundo a Sophos, a praga promete imagens tiradas pelos satélites espiões iraquianos e usa uma variedade de textos na linha de assuntos das mensagens. Entre eles, estão títulos que exploram a antipatia que muitos internautas cultivam dos EUA, com promessas de imagens ridicularizando o presidente George W. Bush.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página