Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2003 - 11h56

Primeira ligação de telefone celular completa 30 anos

da Folha Online

Há exatos 30 anos, Martin Cooper, então pesquisador da Motorola, fazia a primeira demonstração pública de ligação a partir de um telefone celular.

No dia 3 de abril de 1973, Cooper telefonou de uma esquina da rua 56 para um telefone na avenida Lexington, em Manhattan, nos Estados Unidos, deixando os transeuntes boquiabertos.

O telefone usado na época era gigante quando comparado aos padrões atuais --pesava cerca de 1 quilo e tinha quase 25 cm de comprimento por 3 cm de espessura e 7 cm de largura. Sua bateria não resistia a mais de 20 minutos de conversa, mas representou um grande avanço em relação aos telefones móveis instalados em automóveis, em uso desde a década de 40.

Trinta anos depois, mais da metade dos norte-americanos possui um telefone celular. No Brasil, segundo estatísticas da Anatel (Agência Nacional de Telecominicações) já são cerca de 35,2 milhões.

Hoje, com 74 anos, Cooper é o principal executivo da ArrayComm, uma empresa que está desenvolvendo o que, segundo ele, será o próximo grande avanço na tecnologia sem fio: as chamadas antenas inteligentes, que prometem maior confiabilidade, menor custo e mais velocidade para a navegação na internet.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página