Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2003 - 17h09

OpenOffice.org ganha kit de ferramentas de desenvolvimento

da Folha Online

A comunidade do código-aberto ganhou hoje um pacote de ferramentas do grupo OpenOffice.org que permite aos programadores criarem módulos alternativos para a suíte de programas Microsoft Office.

Com o kit gratuito para desenvolvimento de software os programadores poderão adicionar recursos como fórmulas para cálculos em planilhas eletrônicas.

Ele inclui amostras de programas e um guia de 900 páginas que descreve componentes como macros que automatizam as tarefas de processamento de palavras e as interfaces padronizadas que módulos adicionais podem usar para se conectar ao OpenOffice.org.

A iniciativa é mais um passo do grupo para fazer do OpenOffice.org um produto mais maduro e forte, com maior capacidade de competir com o Office da Microsoft.

A Sun Microsystems, que lançou o código-fonte do OpenOffice.org em 2000, e que vende uma versão comercial do produto, chamada StarOffice, está entre os principais apoiadores do software.

Diferentemente de alguns pacotes de softs de código-aberto para escritório, o OpenOffice.org é capaz de ler e gravar formatos do Office da Microsoft --requerimento básico para conseguir se fixar em um mercado dominado pelos softs da gigante.

Embora analistas digam que o processo de conversão de um formato para o outro seja imperfeito, é suficiente para a maioria dos documentos.

A Sun, juntamente com vendedores de Linux como a Red Hat e a SuSE, está trabalhando para tornar o Linux mais viável para os computadores corporativos.

Em 1999, a empresa comprou os produtos StarOffice.

A suíte de programas para escritório OpenOffice.org roda nas plataformas Windows, Linux e Solaris.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página