Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2003 - 18h31

Atualize seu hardware sem desativar o Windows XP

da Folha Online

Pergunta: Eu tenho Windows XP Home Edition original em inglês instalado em meu PC. Agora vou fazer um upgrade de HD, placa de som, placa de vídeo e motherboard. Como devo proceder para que o sistema operacional continue ativo?

Frederico Gonçalves (frederico.goncalves@usa.net)

Folha Online: Em uma medida para tentar dificultar a pirataria de seus programas, quando lançou o Windows XP, em outubro de 2001, a Microsoft acrescentou uma ferramenta de ativação do produto.

Ao instalar o sistema operacional, o usuário tem 30 dias para ativá-lo junto à Microsoft.

O computador deve estar conectado à internet e envia números de identificação gerados com informações de dez itens dos componentes do micro ao servidor da empresa, que então dispara um certificado de ativação.

A partir daí, se você trocar mais de três componentes de hardware de seu PC, para ter o Windows XP ativado, você precisa telefonar para a Microsoft.

O mesmo vale no caso de você tentar instalar o software em outra máquina, ainda que ele não esteja em uso em nenhum outro computador. Você receberá uma mensagem solicitando que entre em contato com a Microsoft --para explicar o que aconteceu, já que o programa não identificou as configurações de hardware existentes na primeira máquina em que foi instalado.

Segundo a Microsoft, se a justificativa for convincente, um novo certificado será liberado.

Especial
  • Tire suas dúvidas em Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página