Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2003 - 14h10

"Gibi" completa 64 anos; veja sites de histórias em quadrinhos

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Que a grande maioria dos brasileiros sabe o que é um gibi --e já folheou um-- é certo. Porém, o que muito pouca gente conhece é o motivo pelo qual, há 64 anos, as revistas de histórias em quadrinhos têm esse nome aqui no Brasil.

Essas revistinhas passaram a ser chamadas popularmente de gibis por causa do lançamento da revista Gibi, exatamente no dia 12 de abril de 1939. Era uma revista de histórias em quadrinhos de 32 páginas, no formato de meio tablóide, com apenas algumas páginas em duas cores --vermelho e amarelo-- e as demais em preto e branco. Na época de seu lançamento, a revista era vendida por 300 réis.

Em 1940, a revista começou a ser publicada mensalmente, com histórias completas, mas as crianças --público-alvo da publicação-- generalizaram e qualquer revista de quadrinhos passou a ser conhecida como gibi.

Um pouco de história

Apesar da revista Gibi ter popularizado as histórias em quadrinhos, o formato já existia anos antes de seu lançamento.

A primeira "tira" de uma história em quadrinhos teria sido publicada no jornal Vida Fluminense, no dia 30 de janeiro de 1869, no Rio de Janeiro.

Escrita por Ângelo Agostini, a história era intitulada "As aventuras de Nhô Quim" e narrava as experiências de um caipira perdido na cidade grande.

Com base nesse fato, a AQC-ESP (Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) instituiu esse dia como o Dia do Quadrinho Nacional.

Em 1959, Mauricio de Souza, hoje um dos mais importantes desenhistas do gênero, criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono --Bidu e Franjinha, que deram origem a uma das mais populares turmas dos quadrinhos: a Turma da Mônica.

Nos Estados Unidos, o dia dedicado às histórias em quadrinhos é comemorado no dia 25 de setembro.

Quadrinhos on-line

Existe na internet uma porção de sites com histórias em quadrinhos.

Entre eles estão o site oficial da Turma da Mônica --com tiras, histórias semanais da Turma e do personagem Horácio, loja on-line, crônicas e biografia de Mauricio de Souza, passatempos etc.-- e um site criado por uma fã dos também populares Calvin e Haroldo. Aqui você encontra tiras com histórias da dupla, papéis de parede para download, histórias sobre os personagens e o autor.

O site História em Quadrinhos, reúne tiras e histórias de diversos personagens famosos, como Asterix, Batman, Homem-aranha, Garfield, Mickey, Super-homem etc.

Também vale a pena passar pela Gibiteca, que traz um apanhado de diversas histórias em quadrinhos publicadas em sites na internet, como Universo HQ, Heroi.com.br.

Outras histórias em quadrinhos podem ser lidas na internet no site dos Combo Rangers e no BugiGangues. Os quadrinhos nesse site têm seus personagens inseridos em histórias cujo enredo são filmes campeões de bilheteria, como Guerra nas Estrelas e Harry Potter, entre outros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página