Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2003 - 17h18

Novo Conectiva Linux traz media player e o pacote OpenOffice.org

da Folha Online

O Conectiva Linux 9 é o primeiro produto da empresa a trazer a chave digital para Linux, concedida recentemente pela ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira), que garante a autenticidade, integridade e o valor legal dos documentos eletrônicos.

A nova versão da distribuição Linux também é compatível com o LSB (Linux Standard Edition) --padronização das diferentes distribuições do sistema operacional Linux.

Segundo sua fabricante, o Conectiva Linux 9 conta com o pacote de aplicativos de escritório OpenOffice.org em português. O software traz editor de texto, planilha e programa para apresentação. Além disso, ele é capaz de abrir e salvar documentos em formatos dos programas do Office, da Microsoft.

Kernel

De acordo com a Conectiva, sua nova distribuição do Linux usa o kernel 2.4.21. A versão personalizada pela própria Conectiva é o kernel mais seguro e estável, segundo a empresa.

Ambiente gráfico

O Conectiva Linux 9 vem com a última versão do ambiente gráfico KDE --o KDE 3.1.1--, que traz mais estabilidade e facilidade de uso.

Segundo a Conectiva, atende todos os níveis de conhecimento por meio de ferramentas como o Koffice, uma suite de aplicações de escritório; o Kmail, programa de gerenciamento de e-mails; e Konqueror, para o gerenciamento de arquivos, navegação na internet e aplicação para visualização de arquivos.

No novo Linux, o usuário também contará com o KDE Media Player, aplicativo capaz de reproduzir arquivos de áudio e vídeo nos formatos WAV, MP3, OggVorbis e MPEG-1. Além disso, o KDE 3.1.1 é capaz de compartilhar informações com palmtops que utilizem o sistema operacional PalmOS.

Suporte

Ao adquirir o Professional Edition, os usuários poderão utilizar suporte via e-mail por um período de 90 dias, além de 2 horas de suporte telefônico. Na versão Standard, este período é de 60 dias via e-mail e 1 hora de auxílio por telefone.

Segurança

O Conectiva Linux 9 suporta o protocolo de autenticação Kerberos 5, que utiliza a criptografia para o tráfego de senhas e dados. Além disso, o software conta com Snort --um sistema de detecção de invasões, capaz de registrar diferentes tipos de incidentes.

Treinamento

Juntamente com a nova versão do sistema operacional, a Conectiva apresentará o Conectiva PRO. Trata-se de um novo programa de treinamento para pessoas com diferentes níveis de conhecimento, desde iniciantes até profissionais, que desejam obter capacitação para utilizar o sistema operacional Linux.

Segundo a Conectiva, o objetivo do Conectiva PRO é formar profissionais qualificiados para trabalhar e acompanhar as mudanças que acontecem no setor de tecnologia, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade Linux. O Conectiva PRO está atualizado com a nova versão do Conectiva Linux.

Disponibilidade e preço

O Conectiva Linux 9 pode ser encontrado em duas versões: Standard Edition, elaborada para o uso doméstico, e o Professional Edition, destinado a redes corporativas.

O novo sistema operacional já está disponível para comercialização aos preços sugeridos de R$ 129 (Standard Edition) e R$ 349 (Professional Edition).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página