Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2003 - 12h38

Novo Windows chega em 2005 com suporte para DVDs regraváveis

da Folha Online

O Longhorn, próxima versão do Windows para desktops, chegará no mercado somente em 2005, com novas capacidades gráficas e maior suporte para DVD, incluindo formatos regraváveis, segundo a Microsoft.

Will Poole, vice-presidente da divisão Windows Client da Microsoft, disse que apesar de a empresa planejar "algumas versões" de testes do Longhorn, a versão final do sistema operacional não estará comercialmente disponível antes de 2005.

Especialistas especulavam que o novo Windows chegaria no final de 2004 ou início de 2005.

DVD

A Microsoft promete ampliar o suporte para DVD com o Longhorn. Segundo a gigante do software, o novo Windows suportará a maioria dos formatos de DVD, incluindo os regraváveis.

O Longhorn rodará DVD+RW, DVD-RW/-R e DVD-RAM.

A Microsoft só oferecia suporte nativo aos padrões MRW e RAM no Windows XP. Para rodar os demais formatos, é necessário instalar drivers adicionais.

Em partes, a mudança é fruto do anúncio feito pela Microsoft no início deste ano de que apoiaria a DVD+RW Alliance, grupo que promove o formato, além do fato de os fabricantes de hardware e PCs também terem aderido ao suporte para DVDs regraváveis.

Os DVDs têm capacidade de armazenamento de 4,7 GB, muito maior do que os 650 MB armazenados em um CD. Essa capacidade faz deles uma mídia muito mais adequada para a gravação de filmes e outros formatos multimídia.

Imagens

Além do maior suporte para DVD, a Microsoft espera aprimorar a qualidade visual nos PCs com o Longhorn. Representantes da companhia disseram que o objetivo é conseguir rodar o sistema operacional em telas com resolução de 120 pontos por polegada --ou mais. Isso é muito mais refinado do que os monitores atuais.

Os displays SXGA de 17 polegadas usados hoje em dia têm resolução de cerca de 95 pontos por polegada quadrada, disse Bob O'Donnell, analista da IDC.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página