Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2003 - 14h45

Caneta digital transmite dados para celular via Bluetooth

da Folha Online

A Nokia está desenvolvendo uma caneta digital com a qual o usuário poderá escrever ou esboçar um desenho, transferir as informações para o telefone celular e então distribuí-las, caso queira, por MMS (Multimedia Messaging System). A novidade usará a tecnologia sem fio Bluetooth.

Segundo a fabricante, para a transmissão dos dados, a caneta digital SU-1B deverá ser usada sobre um bloco de notas especialmente impresso para ela. Aparentemente, esse bloco contém papel comum, mas ele traz símbolos de comandos que podem ser interpretados pela caneta.

As anotações serão salvas no formato comum de desenhos GIF, e poderão ser enviadas para telefones celulares com suporte para MMS ou para endereços de e-mail, de acordo com a empresa finlandesa.

Além disso, a SU-1B poderá ser conectada ao PC por uma porta USB. Assim a anotação também poderá ser carregada no computador. A caneta terá capacidade para armazenar até 100 páginas A5 de texto.

Para converter a grafia em texto digital, o usuário terá de comprar um pacote de software de reconhecimento de grafia de terceiros, segundo a Nokia.

Um porta-voz da Nokia na Ásia disse que a novidade não chegará ao mercado antes do segundo semestre deste ano. De acordo com ele, os preços ainda não foram estabelecidos e vão variar de mercado para mercado.

Concorrente

A caneta digital da Nokia não será a primeira do mercado. sua rival Ericsson lançou um produto similar em 2001. Batizado de Chatpen, o dispositivo também transfere mensagem escritas à mão para telefones celulares via Bluetooth, mas ao invés de enviar os dados por MMS, o aparelho da Ericsson o faz por GPRS (General Package Radio Service).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página