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19/05/2003
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10h20
A Roxio comprou o serviço de música on-line Pressplay, que pertence a Universal Music Group e Sony Music Entertainment, por US$ 39,5 milhões, que serão pagos em dinheiro e ações da empresa.
O anúncio feito hoje dá à empresa dona do que sobrou do Napster o controle de um dos dois serviços on-line de música das grandes gravadoras no mercado.
Fabricante de software para a gravação de música em CDs, a Roxio revelou no início deste ano planos de usar o nome Napster em um novo serviço de música on-line. Em seguida, contratou o fundador do Napster, Shawn Fanning como consultor. A compra do Pressplay certamente foi um passo nessa direção.
A empresa comprou os direitos para usar a marca e a tecnologia do Napster por pouco mais de US$ 5 milhões no ano passado.
Em julho de 2001, depois de muita discussão judicial, a indústria fonográfica conseguiu que o Napster fosse fechado, alegando que o popular serviço de troca de arquivos pela internet era ferramenta de pirataria de trabalhos protegidos por direitos autorais.
Porém, nos últimos dois anos --desde que conseguiu fechar o Napster--, a indústria vem sofrendo para conseguir atrair audiência para suas próprias alternativas pagas, Pressplay e Musicnet.
A Pressplay é fruto de uma parceria entre a Sony e a Universal Music, pertencente à Vivendi Universal. Cada empresa detinha metade do serviço de música on-line.
Em março, a Universal declarou para a CVM americana (Securities and Exchange Comission) que perdeu US$ 30 milhões na Pressplay e disse que pelos termos da sociedade, ambas as partes gastariam US$ 50 milhões para cobrir perdas operacionais geradas pela Pressplay.
Roxio compra o serviço de música Pressplay por US$ 39,5 milhões
da Folha OnlineA Roxio comprou o serviço de música on-line Pressplay, que pertence a Universal Music Group e Sony Music Entertainment, por US$ 39,5 milhões, que serão pagos em dinheiro e ações da empresa.
O anúncio feito hoje dá à empresa dona do que sobrou do Napster o controle de um dos dois serviços on-line de música das grandes gravadoras no mercado.
Fabricante de software para a gravação de música em CDs, a Roxio revelou no início deste ano planos de usar o nome Napster em um novo serviço de música on-line. Em seguida, contratou o fundador do Napster, Shawn Fanning como consultor. A compra do Pressplay certamente foi um passo nessa direção.
A empresa comprou os direitos para usar a marca e a tecnologia do Napster por pouco mais de US$ 5 milhões no ano passado.
Em julho de 2001, depois de muita discussão judicial, a indústria fonográfica conseguiu que o Napster fosse fechado, alegando que o popular serviço de troca de arquivos pela internet era ferramenta de pirataria de trabalhos protegidos por direitos autorais.
Porém, nos últimos dois anos --desde que conseguiu fechar o Napster--, a indústria vem sofrendo para conseguir atrair audiência para suas próprias alternativas pagas, Pressplay e Musicnet.
A Pressplay é fruto de uma parceria entre a Sony e a Universal Music, pertencente à Vivendi Universal. Cada empresa detinha metade do serviço de música on-line.
Em março, a Universal declarou para a CVM americana (Securities and Exchange Comission) que perdeu US$ 30 milhões na Pressplay e disse que pelos termos da sociedade, ambas as partes gastariam US$ 50 milhões para cobrir perdas operacionais geradas pela Pressplay.
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