Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2003 - 12h08

Vírus Naco usa falsas mensagens da Al Qaeda para enganar vítimas

da Folha Online

Um novo vírus virtual está explorando o temor dos EUA em relação a possíveis ataques terroristas promovidos pela Al Qaeda. Ontem o país aumentou o nível de alerta contra o terror de amarelo para laranja e, simultaneamente surgiu uma praga virtual que finge ser e-mail com informações sobre Osama bin Laden e sua rede de terrorismo para assumir o controle do PC infectado.

Escrito em Visual Basic, o W32/Naco@MM se envia para a lista de contatos do Outlook no computador da vítima, bem como se dissemina através de softs como Kazaa e Morpheus e por arquivos compartilhados em redes locais.

O Naco funciona como um cavalo de Tróia de acesso remoto, permitindo ao hacker assumir o controle do computador contaminado. Além disso, segundo a empresa de antivírus McAfee, o vírus possui carga destrutiva e interrompe processos de aplicações de segurança, como antivírus e firewalls, deletando todos os arquivos associados a elas.

Quando disseminada por e-mail, a praga usa assuntos como "Riyadh Issue: Al-Qaeda vs FBI", "Osama Bin Laden Come Back!" ou "Al-Qaeda News: Bombing Mission Success!", entre outros.

No corpo da mensagem, o Naco traz um texto de amor, também escrito em inglês. O documento em anexo tem a extensão .JPG. Porém, ao ser executado, ele a praga se instala no diretório do Windows e se carrega automaticamente na inicialização do sistema.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página