Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2000 - 16h42

Caso Microsoft derruba sonho americano, diz criador do "Linux"

Publicidade

da Reuters
em Helsinque

O desenvolvedor de softwares finlandês que criou o sistema operacional "Linux" disse nesta sexta-feira (16) que o caso judicial para dividir a Microsoft nos EUA tinha mudado atitudes, independentemente de como o processo judicial venha a terminar.

"O caso mudou opiniões sobre a Microsoft, que se considerava parte do sonho norte-americano, não precisamente o da miséria à riqueza, mas o da riqueza a uma fortuna verdadeiramente grande", disse Linus Torvalds em um seminário sobre informática no Parlamento da Finlândia.

"Independentemente da decisão final desse caso, esse sonho americano mudou e acho que também sinaliza que outras empresas deveriam ser mais cuidadosas sobre o que fazem", disse.

Um tribunal federal dos EUA decidiu, na semana passada, que a Microsoft deve ser dividida em duas empresas por ter quebrado as leis antimonopólio.

A Microsoft apelou da decisão e procurou contestar várias restrições empresariais impostas à empresa pelo juiz enquanto o caso estiver em andamento.

Torvalds, que atualmente trabalha para o fabricante de chips Transmeta em Santa Clara, na Califórnia, começou a desenvolver o sistema operacional "Linux", de código aberto, enquanto estudava ciência da computação na Universidade de Helsinque no início dos anos 90.

Desde então, o Linux tem sido utilizado por programadores e outros simpatizantes do movimento que promove o software gratuito e surgiu como um sério desafio para o domínio do sistema "Windows", da Microsoft.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página