Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2003 - 14h04

Apple atualiza iTunes para evitar a pirataria de músicas

da Folha Online

Apenas um mês depois do lançamento de seu serviço de download de músicas iTunes, a Apple Computer está enviando comunicados solicitando que seus usuários atualizem o software. Não se trata de nenhuma falha de segurança. É que com o novo software, os internautas não conseguirão mais trocar músicas de CDs entre si.

A Apple está se prevenindo de eventuais problemas com a indústria fonográfica --de quem recebeu apoio para o lançamento do iTunes. A Riaa (Recording Industry Association of America) tem mantido longas brigas judiciais contra serviços on-line que incentivam a pirataria de trabalhos protegidos por direitos autorais.

Uma das funções do iTunes, chamada de Rendezvous music sharing, permite o compartilhamento de músicas entre três computadores Macintosh. O mecanismo também possibilita a distribuição de música extraída de CDs pela internet. O objetivo da atualização é eliminar essa ferramenta.

Porém, o usuário que não fizer o upgrade do iTunes pode continuar usando o serviço sem problemas. No entanto, receberá seguidamente avisos de que precisa fazer a atualização.

Sucesso

O novo serviço iTunes tem sido um sucesso, com mais de 3 milhões de músicas baixadas ao preço de US$ 0,99 cada desde o lançamento, há um mês, segundo a Apple.

O iTunes ganhou apoio da indústria fonográfica porque inclui proteção às músicas compradas pela internet. Porém, a função de compartilhamento de canções obtidas de CDs permitiu que usuários copiassem música de graça por meio do Rendezvous.

Em comunicado, a Apple afirmou estar "desapontada" com os usuários que usaram a função de troca de arquivos de maneira indevida.

"Nós projetamos a função para permitir que amigos e familiares transmitissem (não copiassem) suas músicas entre computadores em casa ou em pequenos grupos", afirmou uma porta-voz da Apple em comunicado. "Mas algumas pessoas se aproveitaram e distribuíram música pela internet para pessoas que nem conheciam."

Assinantes do serviço iTunes começaram a receber avisos em seus computadores, na segunda-feira, que pediam a atualização do programa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página