Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 09h42

Gnutella codifica troca de arquivos pela web

da Folha de S.Paulo

A rebeldia dos programadores da empresa norte-americana Nullsoft já rendeu programas marcantes: desobedecendo ordens da America Online, que comprou a Nullsoft em 1999, eles lançaram em 2000 o programa Gnutella (gnutella.wego.com), que serve para trocar arquivos entre PCs e causou furor na rede, pois teoricamente é indetectável e não pode ser parado por medidas judiciais antipirataria.

Na semana passada, a Nullsoft lançou o Waste, que também faz compartilhamento de arquivos entre computadores, mas tem dois diferenciais: só aceita grupos de até 50 pessoas e criptografa (codifica) o tráfego de dados entre as máquinas, o que o torna ideal para uso em empresas e também proporciona, em tese, anonimato total para quem desejar trocar músicas pirateadas via internet.

Devido aos potenciais usos ilegais, a America Online ordenou, mais uma vez, que a Nullsoft tirasse seu lançamento da internet.

Mas, como no caso do Gnutella, o tempo durante o qual o software ficou on-line foi suficiente para que o arquivo de instalação se disseminasse pela rede. Se você quiser instalar o Waste, que é gratuito, mas ligeiramente difícil de operar, acesse o endereço slackerbitch.free.fr/waste.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página