Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 12h23

Especificação em cartuchos de impressora é irreal

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

Pergunta: "Num cartucho original de impressora jato de tinta, encontrei a especificação de que ele pode imprimir 300 páginas coloridas que utilizem 5% de área coberta. Se eu recarregar esse cartucho, qual é o número de folhas que serão impressas?"

(Nivaldo Gomes Jr.)

Resposta: Esse é um terreno no qual um consenso ainda não foi estabelecido. É irreal a especificação dos fabricantes que dão como referência os 5% de cobertura de uma página, ou seja, o texto ou imagem impressos.

No dia a dia, documentos impressos usam muito mais do que essa medida. Com isso, dificilmente, você pode contar que imprimirá 300 páginas com o cartucho.

Segundo experiências de vários usuários com impressoras desse tipo, obtém-se no máximo 60% do valor nominal da capacidade dos cartuchos.

Agora, quando se considera a recarga de um cartucho, surgem outras variáveis complicadíssimas. A qualidade da tinta é a primeira delas. Se a tinta tiver a mesma origem e especificação da tinta original, deveria ser possível imprimir a mesma quantidade de páginas. Contudo são frequentes casos de cartuchos que deixam de funcionar e começam a vazar pela má qualidade desses produtos.

Equivale às montadoras de veículos que somente recomendam peças originais, trocadas em concessionárias. Os fabricantes de impressoras pregam cartilha semelhante. Isso, contudo, não quer dizer que não existam empresas sérias que façam produtos de qualidade como uma alternativa aos produtos originais.

No Brasil, muitas impressoras jato de tinta são fabricadas localmente. O mesmo não acontece com os cartuchos, que são importados. Na prática, se o consumidor repuser o refil uma ou duas vezes, ele está comprando outra impressora. Nos EUA, por exemplo, quatro ou cinco recargas equivalem ao preço de um equipamento novo.

Especial
  • Tire suas dúvidas em Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página