Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2003 - 11h51

Vereador de SP propõe regulamentação de casas de jogos

FERNANDA MENA
da Folha de S.Paulo

Quem tem uma queda por games não resiste ao assédio das centenas de LAN houses que pipocam por São Paulo: torra a mesada em horas e horas de Counter Strike (o campeão em popularidade) e quer usar qualquer tempo livre para quebrar o último recorde na loja mais próxima. Tem até quem cabula umas aulas para dar uma "passadinha" na loja da esquina.

Por essas e outras que o vereador de São Paulo Willian Woo (PSDB) criou um projeto de lei para regulamentar o funcionamento das LAN houses.

O projeto pretende limitar o horário em que menores de idade podem frequentar as casas, restringir o uso de games violentos à classificação feita pelo Ministério da Justiça, fixar um número máximo de horas seguidas de jogo e estabelecer que não sejam abertas LAN houses muito próximas a escolas.

Woo promoveu, no último dia 3, um encontro entre donos de LAN houses, educadores, pesquisadores e jogadores na Câmara Municipal para a discussão do projeto. "O projeto é bem-vindo para o segmento porque não há regulamentação nem fiscalização, e a grande maioria das casas não respeita regras básicas", diz Alexander Hlebanja, da Associação Brasileira de LAN Houses.

Para ele, as LAN houses devem funcionar não só como um centro de entretenimento mas também como um instrumento de inclusão digital, o que permite a quem não tem computador em casa o acesso às máquinas e à internet.

Curitiba

Desde dezembro do ano passado, a cidade de Curitiba tem uma portaria em vigor que determina que jovens de 12 a 16 anos só podem permanecer em LAN houses até as 22h, ainda assim, desde que tenham autorização escrita de um responsável.

Menores de 12 anos só podem jogar na presença de um dos pais, e jovens de 16 a 18 anos viram abóbora à meia-noite, quando têm de deixar as LAN houses. A casa que não respeitar as normas pode ser multada em até R$ 4.800.

Leia mais
  • Estudos destacam lado bom dos games, mas alertam contra excessos
  • Counter Strike é de longe o game mais popular nas LAN Houses
  • Estudante mostra em filme a mania dos jogadores em rede
  • Conheça os prós e contras indicados em pesquisas sobre games
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página