Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2003 - 11h48

Novas versões de comunicadores pessoais ganham recursos

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Os usuários dos comunicadores pessoais -programas que permitem bater papo com outras pessoas via internet- já podem experimentar gratuitamente versões atualizadas de alguns desses programas.

O ICQ (www.icq.com), que é o software mais tradicional do gênero, ganhou uma melhoria importante: agora, ele é compatível com o comunicador AOL Instant Messenger (AIM), permitindo que os usuários dos dois programas conversem entre si.

Por enquanto, a compatibilidade só está presente na versão alpha (de desenvolvimento) do ICQ Lite, que não tem todos os recursos do ICQ completo. Para baixar o programa, que é gratuito, acesse www.icq.com/alpha/icqlite (download de 1,78 Mbyte).

Essa compatibilidade não é inédita --já estava disponível em comunicadores universais como o Trillian (www.ceruleanstudios.com)--, mas facilita a vida do usuário, que não precisa mais fazer vários cadastros: basta usar a conta do ICQ.

A America Online, que é dona do ICQ e do AIM, também lançou uma versão melhorada do segundo programa: o novo AIM (www.aim.com/get_aim/win/win_beta.adp) permite codificar as conversas entre os usuários, o que pode ser útil para empresas.

Infelizmente, a ativação desse recurso se mostrou difícil durante os testes realizados. O usuário precisa comprar um certificado de criptografia, que não é barato (custa R$ 46 anuais em www.certisign.com.br, por exemplo).

É possível conseguir um certificado gratuito no site www.thawte.com, mas configurá-lo é tarefa complexa.

Para contornar essa limitação, a alternativa é optar pelo comunicador Trillian, que oferece o recurso SecureIM para criptografar as conversas via internet. Para acioná-lo, clique no botão de configuração (ele parece um globo), selecione Preferences, AIM e Misc e marque o item Activate SecureIM. Para completar, clique em ICQ e SecureIM.

Messenger

De olho no mercado de comunicadores, a Microsoft também lançou uma versão atualizada do seu programa do gênero, o MSN Messenger. Gratuito, o arquivo de instalação tem 4,65 Mbytes e pode ser obtido em messenger.msn.com.br/download.

Além de estar em português, o novo Messenger traz algumas funções interessantes, como bate-papo com câmera de vídeo, gravação de conversas digitadas e criação de emoticons (figuras) personalizadas.

Esses recursos já estavam disponíveis em outros comunicadores, mas o Messenger os integra de modo simplificado: para incluir uma figura personalizada nos chats, por exemplo, basta clicar em Ferramentas e Criar Emoticons, indicar o desenho que será usado e digitar o comando que a acionará -;-), por exemplo.

O usuário também pode se identificar com uma foto e disputar jogos com outros internautas. Por enquanto, o Messenger em português só traz um game on-line (jogo-da-velha). Além disso, o recurso Navegar juntos na web, que permitiria visitar sites em grupo, está inoperante.

O recurso de bate-papo por câmera de vídeo (webcam) ficou melhor --agora, a interface é mais simples e versátil--, mas há um porém: só funciona com usuários que tenham o Messenger 6 (versões anteriores não funcionam).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página