Publicidade
Publicidade
29/08/2000
-
19h37
TATIANA UEMURA
da Folha Online
Os artistas independentes agora podem contar com um espaço de apoio para sair do anonimato. Trata-se do site CD You, uma loja virtual que apresenta lado a lado músicos consagrados e independentes.
A CD You, que estreou no dia 30 de maio, oferece ao artista desconhecido que já tenha CDs prensados um contrato gratuito de distribuição pela Internet, que pode ser obtido por download no site. É preciso apenas preenchê-lo e enviá-lo à sede do site, no Rio de Janeiro, junto com um material de divulgação e o CD ou músicas em qualquer formato digital.
O site divulga, vende e distribui os CDs, exibindo a capa, faixas e biografia do músico. Além disso, o artista pode hospedar seu site em um espaço de até 60 Mbytes, com fotos e informações. É mantido também um serviço de cadastro de DJs, classificados e balcão de empregos. Tudo de graça.
"A meta da CD You, para os próximos três meses, é se tornar a central de música do país e quem sabe mais tarde internacionalmente", afirmou Liana Licia Neuss, gerente comercial e de marketing da CD You.
"Vamos oferecer músicas de todos os gêneros e que não são facilmente encontradas em lojas especializadas, como os trabalhos dos artistas independentes", disse Liana.
No site, o internauta pode consultar roteiros de shows, comprar ingressos, CDs, fitas VHS e DVDs e ficar por dentro do que acontece na indústria fonográfica na coluna "Rotação 24h", no link "Sala Vip".
São oferecidos catálogos de grandes gravadoras como Sony, Warner, BMG, EMI e Universal, Abril Music, Trama e CID. Os selos independentes, como Tropic (música eletrônica), Tamborete (hardcore), Blues Time Records e Traidores Records (rock) também não são esquecidos.
Tecnologia
Foram investidos US$ 4 milhões no site, que conta com apoio tecnológico da IBM e da Intel.
A CD You foi o primeiro site de comercialização a usar a tecnologia de sonorização Beatnik, que permite ao internauta escutar a música sem precisar clicar, apenas passando o mouse por cima do ícone dos trabalhos expostos nas "vitrines sonoras".
As "vitrines sonoras" apresentam trabalhos de artistas conhecidos e desconhecidos, selecionados pela CD You. Com a tecnologia Beatnik, podem ser ouvidos cinco segundos da faixa de trabalho de cada álbum.
Segundo Liana, como a procura por artistas independentes tem sido considerável, a CD You pretende criar uma "vitrine sonora" apenas para eles.
"O retorno comercial está muito bom, as pessoas acabam levando além de CDs das grandes gravadoras, também CDs de artistas independentes", diz Liana. Segundo ela, a cada duas aquisições de CDs de grandes gravadoras, o consumidor leva também um independente.
O site está negociando com grandes gravadoras, como a Sony, para sua nova atração, o Radio Shop, uma estação de rádio prevista para estrear em um mês. Será trabalhada uma programação que incluirá vários gêneros musicais e um espaço para divulgar músicas de artistas independentes.
Shows
A CD You promove shows com músicos independentes. Segundo o diretor da empresa, Roberto Mann, serão investidos durante um ano US$ 10 milhões em publicidade e promoções de festivais, para dar continuidade aos shows de 1999.
No ano passado, foram reunidas cerca de 30 mil pessoas no "Festival de Todas as Tribos", realizado no Rio de Janeiro.
Em maio deste ano, a CD You financiou o show do Forroçacana, no Canecão. Os CDs da banda foram colocados à venda por 60 dias no site e duas mil unidades foram vendidas.
Quem estiver interessado pode encontrar mais informações no site ou entrar em contato com Oyama Sanz, gerente de captação da CD You, pelo email independentes@cdyou.com.
Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Site de música dá oportunidade a artistas independentes
Publicidade
da Folha Online
Os artistas independentes agora podem contar com um espaço de apoio para sair do anonimato. Trata-se do site CD You, uma loja virtual que apresenta lado a lado músicos consagrados e independentes.
A CD You, que estreou no dia 30 de maio, oferece ao artista desconhecido que já tenha CDs prensados um contrato gratuito de distribuição pela Internet, que pode ser obtido por download no site. É preciso apenas preenchê-lo e enviá-lo à sede do site, no Rio de Janeiro, junto com um material de divulgação e o CD ou músicas em qualquer formato digital.
O site divulga, vende e distribui os CDs, exibindo a capa, faixas e biografia do músico. Além disso, o artista pode hospedar seu site em um espaço de até 60 Mbytes, com fotos e informações. É mantido também um serviço de cadastro de DJs, classificados e balcão de empregos. Tudo de graça.
"A meta da CD You, para os próximos três meses, é se tornar a central de música do país e quem sabe mais tarde internacionalmente", afirmou Liana Licia Neuss, gerente comercial e de marketing da CD You.
"Vamos oferecer músicas de todos os gêneros e que não são facilmente encontradas em lojas especializadas, como os trabalhos dos artistas independentes", disse Liana.
No site, o internauta pode consultar roteiros de shows, comprar ingressos, CDs, fitas VHS e DVDs e ficar por dentro do que acontece na indústria fonográfica na coluna "Rotação 24h", no link "Sala Vip".
São oferecidos catálogos de grandes gravadoras como Sony, Warner, BMG, EMI e Universal, Abril Music, Trama e CID. Os selos independentes, como Tropic (música eletrônica), Tamborete (hardcore), Blues Time Records e Traidores Records (rock) também não são esquecidos.
Tecnologia
Foram investidos US$ 4 milhões no site, que conta com apoio tecnológico da IBM e da Intel.
A CD You foi o primeiro site de comercialização a usar a tecnologia de sonorização Beatnik, que permite ao internauta escutar a música sem precisar clicar, apenas passando o mouse por cima do ícone dos trabalhos expostos nas "vitrines sonoras".
As "vitrines sonoras" apresentam trabalhos de artistas conhecidos e desconhecidos, selecionados pela CD You. Com a tecnologia Beatnik, podem ser ouvidos cinco segundos da faixa de trabalho de cada álbum.
Segundo Liana, como a procura por artistas independentes tem sido considerável, a CD You pretende criar uma "vitrine sonora" apenas para eles.
"O retorno comercial está muito bom, as pessoas acabam levando além de CDs das grandes gravadoras, também CDs de artistas independentes", diz Liana. Segundo ela, a cada duas aquisições de CDs de grandes gravadoras, o consumidor leva também um independente.
O site está negociando com grandes gravadoras, como a Sony, para sua nova atração, o Radio Shop, uma estação de rádio prevista para estrear em um mês. Será trabalhada uma programação que incluirá vários gêneros musicais e um espaço para divulgar músicas de artistas independentes.
Shows
A CD You promove shows com músicos independentes. Segundo o diretor da empresa, Roberto Mann, serão investidos durante um ano US$ 10 milhões em publicidade e promoções de festivais, para dar continuidade aos shows de 1999.
No ano passado, foram reunidas cerca de 30 mil pessoas no "Festival de Todas as Tribos", realizado no Rio de Janeiro.
Em maio deste ano, a CD You financiou o show do Forroçacana, no Canecão. Os CDs da banda foram colocados à venda por 60 dias no site e duas mil unidades foram vendidas.
Quem estiver interessado pode encontrar mais informações no site ou entrar em contato com Oyama Sanz, gerente de captação da CD You, pelo email independentes@cdyou.com.
Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas