Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2003 - 12h00

Sistema desvenda senhas do Windows em poucos segundos

da Folha Online

Pesquisadores suíços desenvolveram um sistema com o qual conseguem descobrir senhas do Windows em apenas 13 segundos. Até então, o tempo mínimo necessário para isso era de um minuto e 43 segundos.

O novo sistema aumentou a preocupação da comunidade de segurança em relação à forma como a Microsoft codifica as palavras no Windows.

Philippe Oechslin, um dos especialistas suíços, publicou recentemente um relatório no qual explica esse sistema para "crackear" senhas.

Segundo o documento, os pesquisadores usaram 1,4 GB de dados (dois CD-ROMs) para descobrir 99,9% de todas as senhas alfanuméricas.

Surpreendentemente, os especialistas não estavam interessados, de fato, em desvendar senhas do Windows, mas tentavam demonstrar a técnica anterior de criptografia usada pelo sistema. Eles descobriram que as senhas são vulneráveis porque, quando criptografadas, não incluem informaçãoes aleatórias. Ou seja, a mesma senha em dois computadores Windows diferentes sempre será igual, mesmo depois de criptografada.

Isso facilita burlar a criptografia das senhas, explicou Oechslin.

Ainda que seja possível gerar senhas mais seguras com o uso de caracteres que não sejam números ou letras, os pesquisadores dizem que isso não resolverá o problema de senhas do Windows. De acordo com eles, isso exigiria apenas um pouco mais de tempo e dados para descobrir essas senhas também.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página