Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 10h03

Cientistas criam calças à prova de manchas

da Folha Online

Cientistas criaram calças à prova de manchas com base na nanotecnologia --ciência de manipulação de materiais medindo milionésimos de metro.

Segundo o jornal de nanotecnologia "Small Times", as calças foram inventadas a partir de um princípio fundamental da ciência: escalas diferentes geram resultados diferentes.

Assim como um colar de prata brilha no pescoço enquanto partículas minúsculas de prata na corrente sangüínea tornam a pele azul, substâncias comuns como protetor solar e borracha assumem características diferentes quando usadas no nível molecular.

As calças-nano são produzidas com fibras minúsculas que criam uma área acolchoada com ar que absorve líquidos. Essas fibras são criadas através de uma solução química aplicada no tecido. Como as partículas são minúsculas, as calças têm o mesmo aspecto e a mesma sensação de contato com a pele que as calças convencionais.

"As pessoas dizem que isso não é Jornada nas Estrelas, é só um par de calças que não mancham, mas temos de começar por algum lugar", disse Howard Lovy, editor do "Small Times".

Para os cientistas, a nanotecnologia é um campo novo e promissor que poderá levar a avanços como a cura de doenças e retardamento da velhice, entre outras descobertas.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página