Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2000 - 04h32

Confira programas que gravam música MP3 diretamente para CD

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA, da Folha de S.Paulo

Definitivamente, música digital não combina com disquete. A melhor opção é o CD -com um drive CD-RW, é possível criar discos com mais de cem arquivos MP3 ou 74 minutos de música.

Há diversos programas para gravar seus CDs diretamente de arquivos MP3, o que permite reproduzir o disco em qualquer aparelho de som. As versões de testes são gratuitas e podem ser obtidas em sites como o www.superdownloads.com.br.

Um deles é o "Sonic Burner", da página de busca norte-americana AltaVista, que também funciona como toca-MP3. Para gravar CDs, você precisa registrar o programa, cujo download é de 5,3 Mbytes.

O visual do programa é de fácil compreensão. Tem equalizador gráfico com
quatro opções já configuradas e lista de músicas para reprodução e gravação.

Nos testes realizados, o "Sonic Burner" utilizou a velocidade máxima do drive (4x) e gravou um CD com 74 minutos de música em 20 minutos. A licença para o uso ilimitado custa US$ 9,99.

Com ferramentas mais avançadas, o "Nero Burning Rom" permite até gravar em dois discos ao mesmo tempo. Para passar arquivos MP3 para o CD, basta clicar sobre eles e arrastá-los para a janela de composição. Há uma régua que mostra quanto sobra de espaço no disco.

Mas a maior vantagem no programa fica por conta dos filtros que podem ser colocados nas músicas. Além de equalizar o volume de todas as trilhas ou eliminar ruídos e riscos de LPs, você ainda pode adicionar efeitos de eco e criar CDs para karaokê.

O programa está disponível em inglês, alemão ou francês. O arquivo de instalação tem 4,85 Mbytes, e a licença para uso livre do software custa US$ 49.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página