Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2003 - 11h24

Game de tiroteio Half-Life abre PC para hackers

da Folha Online

Três falhas de segurança no popular game de tiroteio Half-Life deixam o computador do jogador on-line aberto a invasões hackers.

Segundo a empresa norte-americana de segurança PivX Solutions, os bugs levam a uma condição chamada "buffer overflow", que pode levar ao estouro da memória do PC ou até permitir que piratas executem códigos de sua escolha na máquina atacada.

A PivX Solutions disse que as vulnerabilidade no Half-Life foram descobertas e comunicadas à Valve, desenvolvedora do game, algum tempo atrás. Porém, como a empresa não deu resposta, a PivX decidiu desenvolver seu próprio arquivo de correção para o jogo, batizado de Preparation V (alve).

Embora Half-Life tenha sido lançado anos atrás, ele continuou popular por causa de suas modificações, conhecidas como "mods" --também afetadas pelos bugs, segundo a PivX. Variantes do game, como Counter Strike e Day of Defeat são muito populares entre os jogadores on-line, principalmente em LAN Houses --casas em que computadores são ligados em rede para a disputa entre os jogadores.

De acordo com sites de jogos on-line, o Half-Life tem cerca de 65% de todo o mercado de jogos de tiroteio em primeira pessoa --que conta com mais de 10 milhões de jogadores.

Entenda o "buffer overflow"

O "buffer overflow" ocorre quando um programa envia para uma alocação de memória mais informação do que ela está designada a receber.

Dependendo de como o programa foi criado, podem acontecer duas coisas: ou a informação é truncada no ponto limite da alocação de memória ou então ela "transborda" para outro espaço.

Esse conteúdo que "transborda" pode ser um conjunto de comandos criados por um hacker para tomar o controle do computador, destruir ou até roubar informações.

Especial
  • Conheça os últimos games para PC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página