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06/08/2003 - 11h46

Rede vira consultora para ciberencontros

da France Presse

Mulher solteira, 35 anos, atraente, que gosta de cinema e música, gostaria de encontrar um homem sincero, gentil e de boa aparência para relacionamento duradouro. A mensagem é simpática, curta, simples e, segundo uma nova leva de sites de encontros on-line, totalmente inútil.

"Quero dizer: "Eu gosto de cinema" é uma frase clássica. Você também pode dizer: "Eu gosto de respirar" para todas as informações que ela revele ou interesse que ela possa despertar", disse David Evans, da Profile Doctor.

Os sites de encontros on-line estão crescendo rapidamente nos EUA, e Evans, 34, é um dos pioneiros da web que vêem uma mina de ouro no mercado de sites para melhorar o perfil de corações solitários sem imaginação.

Segundo o instituto Media Matrix, mais de 45 milhões de americanos conectaram-se a serviços de encontros na internet, em maio, e os gastos nesses sites giram em torno de US$ 100 milhões por trimestre, comparados aos US$ 10 milhões de dois anos atrás.

Por US$ 35, em www.profiledoctor.com, o internauta envia seu perfil, que é analisado e devolvido com comentários e sugestões sobre como fazer melhorias.

O site www.e-cyrano.com, sediado em Los Angeles, oferece uma variedade de pacotes, que vão do bronze, de US$ 40, que faz a edição de um perfil básico, ao platina, em que um consultor pessoal redige um perfil a partir do nada e faz um acompanhamento por meio de uma consulta telefônica com duração de 30 minutos.

"O sucesso dos encontros na internet não é definido por terminar com uma aliança de casamento", disse o fundador do e-Cyrano, Evan Katz. "Estou falando em encontrar pessoas decentes. É nisso que podemos ajudar."

Evans e Katz dizem que o problema mais comum nos perfis recebidos é que eles se baseiam em declarações afáveis e genéricas do tipo "gosto de música".

A um cliente que escreveu que queria encontrar uma mulher sexy, Evans perguntou: "O que é sexy para você? Botas de salto alto, tatuagens e uma atitude sensual? Meninas vestidas de boneca, amante virtual?". "Se você não fizer algo, eles vão à concorrência."

Ao mesmo tempo, os consultores alertam contra a tendência de exagerar ou mesmo mentir, queixa comum entre os que frequentam sites de encontros.

"Parece óbvio, mas, honestamente, isso é importante", disse Katz. "Dizer que você é alto, quando, na verdade, você é baixinho, pode ajudá-lo a conseguir um encontro, mas, esteja certo, no final, ela vai descobrir."

Ser muito honesto, entretanto, pode não funcionar. "Não diga que a coisa principal que você aprendeu com o seu último relacionamento foi não sair com um alcoólatra que bate em você. É muita informação", disse Katz.

Os dois consultores espantaram-se com o fato de o bom senso ser a primeira coisa descartada pelos adeptos dos ciberencontros.

Uma área particularmente problemática é a foto anexada que, frequentemente, mostra a pessoa totalmente escondida por um chapéu e óculos escuros ou mesmo abraçando um velho amigo ou uma antiga namorada.

"E você ficaria atordoado com a quantidade de homens que vêm com um drinque em uma das mãos, parecendo estar totalmente bêbados", disse Evans.

"Depois você percebe que 80% das respostas recebidas vêm de adolescentes pervertidas que moram com as mães."

Obter a foto apropriada é a especialidade de Mindy Stricke, que lançou o www.singleshots.com, depois de ser demitida do seu cargo de produtora da NBC News.

Stricke, 30, cobra US$ 70 por uma sessão de fotos de meia hora, após a qual a pessoa fica com dois retratos digitais, prontos para transferir para sites de solteiros.

A despeito da crescente popularidade dos encontros on-line, Stricke disse que ela frequentemente tem de aconselhar pessoas preocupadas com o estigma de "perdedoras" que ainda é inerente à idéia.

"Algumas pessoas pensam: 'OK, estou indo a um fotógrafo. Não é esquisito eu fazer isso?' E eu digo: 'Olhe, fique frio, todo mundo merece um bom fotógrafo'."

"A foto deve parecer ter sido feita por um amigo, só que um amigo que realmente é um bom fotógrafo", acrescentou.

Uma das clientes de Stricke relatou que "conseguiu 1.100 respostas em uma semana, no site de encontros que é líder nos Estados Unidos, o www.match.com, depois que enviou a sua nova foto.

A consultoria para encontros on-line ainda está em sua infância, mas o número de Cyranos cibernéticos vem crescendo rapidamente, com nomes como www.cyberdatingguru.com e www.solvedating.com.

"É como aquela velha máxima do negócio funerário, que será sempre necessário", disse Katz. "É a mesma coisa com os negócios do amor. As pessoas nunca deixarão de procurar o amor."
 

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