Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2003 - 14h50

Ferramenta encontra e substitui código dito da SCO no Linux

da Folha Online

As empresas em busca de advogados para se defender das ameaças de processo da SCO parecem ter conseguido uma saída. A desenvolvedora de Linux Aduva criou uma ferramenta capaz de localizar e substituir a parte do código que a SCO alega ser de sua propriedade por um código livre.

O OnStage vasculha os servidores em busca do código que estaria violando os direitos da SCO, e depois o substitui com um código livre desenvolvido pela própria comunidade Linux.

Recentemente, a SCO moveu ações contra a IBM e prometeu processar distribuidores de Linux por uso indevido de parte do código do Unix que estaria patenteado pela companhia.

O lançamento da ferramenta foi feito na semana passada, durante a LinuxWorld, em San Francisco (EUA) --maior conferência para a comunidade Linux.

A batalha entre a SCO e o restante da comunidade de código aberto --principalmente a IBM, que na semana passada contra-atacou a SCO com outro processo jurídico-- deixou as corporações de cabelos em pé, temendo ser alvos de processo da SCO.

Também este ano, a SCO enviou correspondências a mais de mil empresas em todo o mundo ameaçando processá-las caso continuassem usando o Linux, e na semana passada anunciou que cobrará US$ 699 por licença do programa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página