Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2003 - 10h26

Jogos 3D exigem boa placa de vídeo

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

A placa de vídeo tem influência vital numa tarefa: uso de games 3D. Ela não afeta sensivelmente as demais operações do micro.

Evite as placas de vídeo on-board e os modelos Riva, TNT, Voodoo e Savage. Prefira os modelos com processador GeForce ou Radeon. No Brasil, as placas de vídeo com melhor relação custo-benefício são as GeForce de quarta geração (a melhor é a GeForce4 MX440). Existem placas mais potentes, como a Radeon 9800 PRO e a GeForceFX 5800, mas elas são caras.

Além disso, não é preciso ter uma placa de vídeo superpotente para jogar. Por exemplo: o console de videogame Xbox, que tem excelentes gráficos, usa uma placa equivalente à GeForce3.

Expansão

As interfaces externas são muito importantes para quem pretende expandir o seu micro sem abrir a máquina. Os principais tipos são dois: USB e Firewire. A interface USB tem duas versões: 1.1 e 2.0.

Como a versão 1.1 é lenta, ela se presta à ligação de periféricos simples: teclado e máquina fotográfica digital, por exemplo.

A versão 2.0, que é 35 vezes mais rápida do que a 1.1 e permite ligar periféricos que transmitem muitos dados, como câmeras de vídeo, tocadores musicais portáteis e discos rígidos externos, já está presente em alguns PCs.

Os micros que têm portas USB tambêm aceitam periféricos compatíveis com a interface 1.1, mas a velocidade é reduzida. Se o seu micro não tiver USB 2.0, você poderá instalar uma placa para acrescentar esse recurso.

Não se preocupe com a quantidade de portas USB, pois você poderá multiplicá-las mediante a instalação de um hub --acessório que custa em torno de R$ 100.

A maior parte das filmadoras digitais usa a interface FireWire (também conhecida como iLink ou IEEE-1394). A maioria dos PCs não tem entrada FireWire, que é mais comum nos Macintosh. Nos PCs, a adição desse recurso exige a instalação de uma placa especial, que custa aproximadamente R$ 250.

Aliás, se você pretende editar os vídeos da sua filmadora no micro, esteja atento também ao disco rígido do PC: como cada hora de vídeo com alta qualidade (formato DV) ocupa 13 Gbytes, é preciso ter bastante espaço livre --prefira um modelo com pelo menos 80 Gbytes e 7.200 RPM.

Leia mais
  • Confira dicas para comprar o seu computador
  • Pesquisa aponta líderes do mercado
  • Processador e sistema operacional são vitais para o computador
  • Micro "montado" é alternativa mais barata
  • Design é destaque de novo micro da Itautec
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página