Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2003 - 17h13

Spam representa pelo menos metade do tráfego de e-mails no mundo

da Folha Online

O índice de spam (mensagem eletrônica indesejada) alcançou pelo menos 50% de todo o tráfego de e-mails na internet em julho deste ano, segundo um levantamento feito pela empresa de anti-spam Brightmail.

Enrique Salem, presidente da companhia, disse que a Brightmail havia previsto que o volume de spam alcançaria este nível perto do fim de 2003, mas isso aconteceu antes que o esperado.

"Em menos de dois anos, o índice de spam passou de 8% para mais da metade do tráfego de e-mails --e essa tendência deve continuar", previu.

De acordo com a pesquisa, mais de 50% dos 61 bilhões de e-mails filtrados pela empresa eram spam.

Para se ter uma idéia do volume de spam em circulação pela rede, a Brightmail estima que filtre atualmente cerca de 10% de todo o tráfego mundial de e-mails, com mais de 275 milhões de usuários protegidos por seus produtos.

Negócio lucrativo

Segundo a Brightmail, cada spammer consegue enviar centenas de milhões de e-mails por dia --por praticamente o mesmo preço que pagaria para mandar mensagens comuns.

Assim, basta que alguns poucos destinatários respondam a esses e-mails para tornar o spam rentável.

Essa fácil oportunidade de ganhar dinheiro com o spam é responsável por atrair cada dia mais adeptos, em taxas de crescimento assustadoras, de acordo com a Brightmail.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página