Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2000 - 14h55

Descoberto vírus em computador de mão

Publicidade

da France Presse, em Washington

Foi detectado na Internet o primeiro ataque de vírus a um PDA (Personal Digital Assistant), usando o sistema operacional da Palm.

O "Cavalo de Tróia", como os especialistas chamam o vírus, apaga programas do sistema operacional da Palm, mas se apresenta como uma pequena ameaça aos usuários.

As empresas de programas para computador disseram que o vírus foi introduzido em um programa pirata para PDAs da Palm, a fim de concorrer com o Gameboy da Nintendo.

Segundo as empresas especializadas, embora o vírus não represente uma grande ameaça, ele poderá significar uma nova tendência a ataques em aparelhos wireless (sem fio).

"Este é o início de uma nova fase na guerra contra hackers e pessoas que desenvolvem vírus", disse Gene Hodges, presidente da McAfee, uma divisão da Network Associates.

Segundo a Sophos, empresa inglesa de programas, o professor sueco Aaron Ardiri admitiu que criou o vírus e distribuiu "a alguns amigos".

A Sophos disse que seria improvável que o vírus se alastrasse.

"Este 'Cavalo de Tróia' é uma ameaça muito pequena aos usuários da Palm, que são inteligentes o suficiente para não realizarem downloads de programas piratas", acredita Graham Cluley, consultor da Sophos.

A japonesa Trend Micro disse não ter recebido nenhuma notícia de contaminação.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página