Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2003 - 19h21

Briga entre gravadoras e serviços P2P sobra para o Google

Publicidade

da Folha Online

As farpas trocadas entre a Riaa (Recording Industry Association of America) e os sites de serviços de compartilhamento de arquivos pela internet acabaram sobrando para a popular ferramenta de buscas na web Google.

Seguindo uma decisão judicial favorável à Riaa, a Sharman Networks, empresa desenvolvedora do Kazaa, enviou uma carta para o Google pedindo que o serviço retirasse os links para determinados sites de sua lista de resultados.

De acordo com a Sharman Networks, 15 sites estariam violando a DMCA (Digital Millennium Copyright Act) --lei de proteção de direitos autorais dos EUA-- e usando cópias do Kazaa sem autorização.

Na carta, a empresa exigia que o Google "retirasse imediatamente ou bloqueasse qualquer acesso ao material em desacordo com a lei".

O Google retirou as URLs de seus resultados de busca, de acordo com o site Vnunet, e publicou um link para a www.chillingeffects.org/dmca512/notice.cgi?NoticeID=789 carta enviada pela Sharman Networks. O documento está em inglês, e traz todos os endereços dos sites que estariam violando as leis dos EUA.

Além disso, o internauta que fizer uma busca pela palavra Kazaa, por exemplo, verá no pé da página de resultados uma explicação sobre a retirada de alguns links.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página