Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 10h43

Projetos combatem exclusão digital

Publicidade

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Iniciativas dos setores público e privado e de organizações não-governamentais estão contribuindo para diminuir os índices de exclusão digital.

No centro cultural Casulo (www.ice.org.br/casulo), que fica no bairro Real Parque, região sudoeste de São Paulo, jovens entre 14 e 26 anos, orientados por técnicos em informática voluntários, reciclam micros usados doados por empresas, aproveitando as peças em bom estado.

Seis computadores já voltaram a funcionar e dez estão em fase de conserto. O sistema operacional utilizado é o Conectiva Linux 7, escolhido por ser gratuito.

"Com essas medidas, o trabalho é realizado a custo zero", afirma Luis Fernando Guggenberger, 25, educador da área de multimídia.

Depois de funcionando, os micros são colocados à disposição da comunidade para acesso à internet. Basta agendar hora pelo telefone 0/xx/11/3758-0506. O número é o mesmo para os interessados em doar PCs usados.

O Sesc Vila Mariana (www.sescsp.org.br), na zona sul de São Paulo, mantém o projeto Internet Livre, com 15 PCs com acesso de banda larga. O uso é gratuito.

Para navegar por 30 minutos é preciso agendar horário no local. O Internet Livre funciona de terça a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados das 10h30 às 18h30. Há oficinas de informática, com preços variando entre R$ 5 e R$ 10. Para informações, ligue 0/xx/11/5080-3000.

Acompanhamento

Desde a semana passada está no Brasil o pesquisador brasileiro Paulo Blikstein, que há três anos atua no Media Lab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, EUA.

Ele veio acompanhar o andamento de projetos, entre eles o "A Cidade Que a Gente Quer", que leva tecnologias como robótica e fotografia digital para mais de 30 escolas públicas da capital e 40 da fundação Bradesco, espalhadas por vários Estados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página