Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2003 - 18h38

Com volta às aulas, número de internautas sobe 3,8% no Brasil

Publicidade

da Folha Online

Com o fim das férias escolares, o número de internautas residenciais ativos voltou a crescer em agosto no Brasil, segundo o Ibope eRatings. Essa população somou 7,54 milhões de pessoas, alta de 3,8% em relação a julho, quando a web brasileira viu o número de usuários domésticos cair 8,42% em relação ao mês anterior.

Ainda que o tempo navegação em agosto tenha diminuído em relação ao mês das férias, os brasileiros gastaram, em média 11 horas e 15 minutos on-line. A marca ainda os mantêm à frente dos principais países europeus, como França, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha.

O Ibope destaca que apesar da conjuntura econômica adversa, os usuários brasileiros continuam utilizando a internet com grande intensidade, perdendo somente para japoneses e americanos.

Destaque do mês

Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do Ibope eRatings, diz que "o grande destaque deste mês ficou por conta dos sites de universidades, que foram visitados por 30,1% dos internautas". Segundo ele, o número representa "um recorde para a categoria e que coloca o Brasil, em termos proporcionais, acima da Europa e dos EUA".

O acesso aos sites universitários, em termos percentuais, foi de 25,9% no Reino Unido, 23,1% nos EUA e na Espanha, 22% na Itália e 19,7% na França. "É uma demonstração clara da demanda por conhecimento e do potencial da web no setor de educação e capacitação", afirma o analista.

"O site da USP, líder do segmento no Brasil, foi visitado por cerca de 790 mil usuários únicos 10,48% do total, marca que supera de longe o de instituições reconhecidas mundialmente, como Harvard e a Sorbonne", destaca Coutinho.

Segundo o Ibope eRatings, em alguns casos a USP consegue superar também em números absolutos instituições como a Universidade de Oxford (Inglaterra), com 202 mil visitantes, a Universidade da Califórnia, onde a Internet foi criada há mais de 30 anos (777 mil visitantes), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), com 664 mil visitantes ou a Universidade de Bolonha, na Itália, que com mais de 500 anos de existência foi visitada por 346 mil internautas.

O segundo site do ranking da categoria, no Brasil, foi o da Unicamp, com 380 mil visitas únicas.

Domínios

Depois de retomar do UOL, em julho, a primeira colocação no ranking de domínios do Ibope eRatings, o IG se manteve no topo da lista. Foram 4,88 milhões de visitas únicas (64,69% de alcance) no período, contra 4,76 milhões (63,12%) do UOL.

Terra.com.br (3,94 milhões), yahoo.com.br (3,52 milhões) e globo.com (3,63 milhões) também mantiveram as terceira, quarta e quinta posições, respectivamente.

O msn.com.br, que em julho não figurava na lista dos dez primeiros --estava em 13º lugar-- surgiu na sexta colocação no ranking de agosto, com 3,20 milhões de visitas. Nas sétima, oitava, nona e décima colocações apareceram o msn.com (2,92 milhões), google.com.br (2,84 milhões), passport.com (2,62 milhões) e kit.net (2,45 milhões).

Leia mais
  • Brasileiros batem recorde de tempo de navegação na web em julho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página