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18/09/2003
-
15h53
da Folha Online
Os usuários assíduos de redes de troca de arquivos são fãs ávidos de música e consumidores regulares em lojas de discos, segundo uma pesquisa do Jupiter Research.
As descobertas feitas pelo instituto de pesquisas contrariam a idéia de que os adolescentes vasculham a internet em busca de música grátis. Ao contrário, para os analistas, é bem provável que eles paguem pelo download de canções no futuro.
"Temos fãs de música na comunidade dos internautas", disse Mark Mulligan, analista da Jupiter Research. "A probabilidade de que ouçam rádios digitais e visitem sites de artistas na web é mais elevada. Há indícios convincentes de que esse grupo seja a comunidade dominante entre os consumidores dispostos a pagar por serviços legítimos de música (on-line)."
A indústria fonográfica vem travando uma guerra aberta contra a troca de arquivos e a gravação de CDs na internet, práticas às quais ela atribui a culpa pelos três anos de queda do mercado de discos.
Diferenças entre EUA e Europa
Nos Estados Unidos, a Riaa (Recording Industry Association of America), que representa as cinco grandes gravadoras mundiais --Universal Music, Warner Music, EMI, BMG e Sony Music--, começou a processar pessoas por troca de arquivos musicais on-line.
Na Europa, associações setoriais e as grandes gravadoras vêm experimentando táticas mais moderadas, como a promoção de serviços de download de música aprovados pela indústria fonográfica e campanhas para educar os consumidores sobre o fato de que baixar conteúdo protegido por direitos autorais é uma atividade ilegal.
Os internautas que baixam arquivos da web na Europa diferem dos norte-americanos, disse Chris Colman, diretor-executivo para Europa, Oriente Médio e África da canadense Sandvine, uma empresa iniciante de tecnologia que trabalha com os provedores de acesso à internet para minimizar a alta dos custos associada à troca de arquivos.
Na Europa, os serviços prediletos são o WinMX e o eDonkey, que oferecem filmes, software e música, enquanto na América do Norte os mais populares são serviços como o Kazaa, que oferece principalmente canções.
Com Reuters
Usuários de redes P2P compram tanto CD quanto demais consumidores
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Os usuários assíduos de redes de troca de arquivos são fãs ávidos de música e consumidores regulares em lojas de discos, segundo uma pesquisa do Jupiter Research.
As descobertas feitas pelo instituto de pesquisas contrariam a idéia de que os adolescentes vasculham a internet em busca de música grátis. Ao contrário, para os analistas, é bem provável que eles paguem pelo download de canções no futuro.
"Temos fãs de música na comunidade dos internautas", disse Mark Mulligan, analista da Jupiter Research. "A probabilidade de que ouçam rádios digitais e visitem sites de artistas na web é mais elevada. Há indícios convincentes de que esse grupo seja a comunidade dominante entre os consumidores dispostos a pagar por serviços legítimos de música (on-line)."
A indústria fonográfica vem travando uma guerra aberta contra a troca de arquivos e a gravação de CDs na internet, práticas às quais ela atribui a culpa pelos três anos de queda do mercado de discos.
Diferenças entre EUA e Europa
Nos Estados Unidos, a Riaa (Recording Industry Association of America), que representa as cinco grandes gravadoras mundiais --Universal Music, Warner Music, EMI, BMG e Sony Music--, começou a processar pessoas por troca de arquivos musicais on-line.
Na Europa, associações setoriais e as grandes gravadoras vêm experimentando táticas mais moderadas, como a promoção de serviços de download de música aprovados pela indústria fonográfica e campanhas para educar os consumidores sobre o fato de que baixar conteúdo protegido por direitos autorais é uma atividade ilegal.
Os internautas que baixam arquivos da web na Europa diferem dos norte-americanos, disse Chris Colman, diretor-executivo para Europa, Oriente Médio e África da canadense Sandvine, uma empresa iniciante de tecnologia que trabalha com os provedores de acesso à internet para minimizar a alta dos custos associada à troca de arquivos.
Na Europa, os serviços prediletos são o WinMX e o eDonkey, que oferecem filmes, software e música, enquanto na América do Norte os mais populares são serviços como o Kazaa, que oferece principalmente canções.
Com Reuters
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