Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2000 - 18h11

Site brasileiro oferece músicas licenciadas para download

Publicidade

TATIANA UEMURA
da Folha Online

Longe da polêmica gerada pelo Napster, que desencadeou uma discussão sobre a legalidade dos sites que permitem download gratuito de músicas em MP3, o iMusica distribui música digital, pagando os direitos autorais dos artistas.

Uma parceria com a Microsoft vai garantir os direitos autorais graças ao programa DRM, que codifica as faixas musicais, obtidas por download em formato Windows Media (WMA). O WMA ajuda a dificultar a pirataria.

O processo funciona da seguinte maneira: você pode fazer o download da faixa musical escolhida, mas para ouvi-la, é necessário licenciá-la.

O DRM faz uma conexão com os servidores do site e é paga uma taxa para aquisição da música. Você vai precisar também do "Windows Media Player" - que pode ser obtido por download no próprio site - para tocar faixas no formato WMA.

No iMusica, o internauta cria uma conta e a partir daí pode acumular pontos para trocá-los por faixas musicais. É possível obter pontos respondendo perguntas na seção "quix" ou comprando.

Segundo Claúdio Campos, gerente de marketing do iMusica, por enquanto o site firmou contratos apenas com selos independentes, mas já está negociando com grandes gravadoras.

O site oferece cerca de 4.000 faixas musicais, divididas em estilos musicais, vendidas cada uma por um preço médio de US$ 1.

"Nós somos totalmente a favor da liberdade de informação, mas tem que haver um respeito aos direitos dos compositores. Oferecemos músicas 100% licenciadas, legalizadas, com segurança e uma qualidade superior a programas como o Napster. A gente valoriza a música", disse Campos.

O site, estreado no dia 14 de julho, terá investimento de R$ 3 milhões para o primeiro ano. Segundo Campos, a tecnologia adota pelo site permite que 500 pessoas façam download ao mesmo tempo, sem prejuízo algum.

Interatividade

O site, além de distribuir música digital, também é uma espécie de revista virtual, com poucas seções, mas que são bem trabalhadas.

Em cada uma, é possível ler matérias e ter acesso a músicas, jogos e clips digitais (iclips) de referência ao texto.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página